Dona do Meo abre programa de saídas que pode abranger até 2 mil trabalhadores

Programa Pessoa abrange trabalhadores com idades entre os 50 e 55 anos, oferecendo ou suspensão de contrato ou pré-reforma

A Altice Portugal, a dona do Meo, abriu um programa de saídas voluntário para trabalhadores com mais de 50 anos que pode pode abranger até 2 mil trabalhadores. Os trabalhadores têm até 4 de fevereiro para se candidatar ao programa Pessoa.

"Sendo um programa voluntário, conhecidas as regras do jogo com antecipação, não temos nada a opor", comenta Jorge Félix, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Altice Portugal, em declarações ao Dinheiro Vivo. O responsável sindical lembra que já não é a primeira vez que a operadora avançou com este tipo de programas, que levaram no passado à saída de muitas centenas de trabalhadores, hoje em situação de contrato suspenso ou em pré-reforma.

O programa Pessoa, diz o responsável sindical, pode potencialmente abranger até 2 mil trabalhadores. Jorge Félix destaca ainda a justificação dada pela empresa de que, com esta medida de redução de trabalhadores, fazer um rejuvenescimento nos quadros da empresa, permitindo a entrada de trabalhadores mais jovens e com novas competências.

Podem candidatar-se ao programa os trabalhadores que, até ao final de fevereiro, completem 50 ou 55 anos ou tenham mais de 55.

O programa Pessoa contempla várias modalidades. Aos colaboradores entre os 50 e os 55 anos, a operadora propõe suspensão de contrato, mantendo o trabalhador 100% do salário base e diuturnidades, acrescidos de 50% de outras rubricas remuneratórias.

Aos trabalhadores com mais de 55 anos, a Altice está a propor uma situação de pré-reforma com os trabalhadores a manter 80% do valor correspondente ao pacote oferecidos aos trabalhadores que entrem em situação de suspensão de contrato.

Os trabalhadores que aderirem a este programa têm ainda "garantida a manutenção do Plano de Saúde Clássico para quem dele beneficia e os benefícios de comunicações aplicáveis a cada momento a esta população, sendo hoje aplicado um desconto de 60% sobre o pacote base."

A Altice admite ainda negociar com os colaboradores rescisões de contrato "em condições analisadas caso a caso", frisando o "caráter voluntário" das mesmas.

A este programa, caso o entendem, podem ainda candidatar-se os trabalhadores sem funções atribuídas e que estão em casa com dispensa de se apresentar ao trabalho. Os mesmos, diz Jorge Félix, regressam no final do mês à empresa, podendo candidatar-se a este programa de saídas voluntários. Cerca de 100 trabalhadores estarão nessas condições.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de