Resultados

Dono do Minipreço regista perdas de 418 milhões no primeiro semestre

dia-supermercados--644x362

Nos primeiros seis meses do ano, o Dia fechou 663 estabelecimentos considerados não rentáveis e converteu até 222 franchisadas em lojas próprias.

O grupo Dia registou perdas de 418 milhões de euros no primeiro semestre. Os resultados divulgados esta segunda-feira refletem a deterioração do negócio da cadeia de supermercados, escreve o Cinco Días. Nos primeiros seis meses do ano, o dono do Minipreço viu as suas vendas líquidas caírem 7%.

O EBITDA ajustado foi negativo em 55 milhões de euros, afetado pelos regulamentos de aluguer, indicou a companhia liderada pelo milionário russo Mikhail Fridman. Sem esse efeito, o EBITDA é positivo em 13,5 milhões.

Nos primeiros seis meses do ano, o Dia fechou 663 estabelecimentos considerados não rentáveis e converteu até 222 franchisadas em lojas próprias. O período foi ainda marcado pela má situação dos negócios no Brasil, o segundo maior mercado em volume de rendas. A subsidiária brasileira viu as receitas caírem 15%. Houve também encerramento de lojas e despedimentos coletivos. Além disso, o grupo teve de recorrer aos seus próprios recursos para diminuir a incerteza entre os fornecedores e reduzir os prazos de pagamentos.

A empresa já anunciou também que irá proceder a um despedimento coletivo em Espanha, no âmbito da interrupção da atividade nas lojas Max Descuento, que afetará até 210 trabalhadores.

A 30 de junho, o Dia acumulava um património líquido negativo de 566 milhões de euros. A empresa fechou no mês seguinte um contrato de refinanciamento da sua dívida e uma injeção de liquidez com as entidades financeiras, que lhe permitiu permitiu pagar 306 milhões de euros em títulos que venceram no dia 22 do mesmo mês.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Dono do Minipreço regista perdas de 418 milhões no primeiro semestre