fusão

Dow Chemical e DuPont prestes a fechar maior fusão da indústria química

A concretizar-se a fusão, a empresa resultante poderá valer mais de 100 mil milhões de euros

A Dow Chemical e a DuPont estão em negociações finais para fechar aquela que será a maior fusão da história da indústria de produtos químicos, noticia, esta quarta-feira, a imprensa internacional. A concretizar-se a fusão das duas norte-americanas, a empresa resultante poderá valer mais de 100 mil milhões de euros.

Segundo a Bloomberg, o acordo poderá ser anunciado ainda esta semana. Por resolver estão ainda questões de regulação, que obrigam a que a empresa resultante tenha de se dividir em duas ou três áreas de negócio. Por isso, salienta a Bloomberg, a fusão ainda não é certa e o acordo pode mesmo vir a cair. Para já, nenhuma das empresas comenta a eventual fusão.

Mas, a concretizar-se, é criada a segunda maior empresa da indústria química, atrás da alemã BASF. A DuPont conta com uma capitalização bolsista de 53,7 mil milhões de euros, enquanto a Dow Chemical vale 54,2 mil milhões em Bolsa. Juntas, as duas empresas ficariam a valer mais de 108 mil milhões de euros.

Para as duas empresas, ambas a atravessarem dificuldades, a maior vantagem de uma fusão será o corte de custos. A presidente executiva da DuPont, Ellen Kullman, resignou ao cargo este ano, pouco tempo depois de ganhar uma batalha legal contra um investidor. Já na Dow Chemical, o CEO Andrew Liveris conseguiu colocar a empresa no caminho da recuperação, depois de ter estado perto da insolvência.

Com a fusão, estima a CNBC, as empresas poderão cortar 3 mil milhões de dólares (mais de 2,7 mil milhões de euros) em custos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Foto: REUTERS/Rafael Marchante

Portugal entre os países europeus que ficaram mais desiguais

Foto: REUTERS/Rafael Marchante

Portugal entre os países europeus que ficaram mais desiguais

Angel Gurria, secretário-geral da OCDE. Fotografia: EPA/Mario Guzmán

OCDE mais pessimista. Sinais vermelhos para a economia

Outros conteúdos GMG
Dow Chemical e DuPont prestes a fechar maior fusão da indústria química