fusão

Dow Chemical e DuPont prestes a fechar maior fusão da indústria química

A concretizar-se a fusão, a empresa resultante poderá valer mais de 100 mil milhões de euros

A Dow Chemical e a DuPont estão em negociações finais para fechar aquela que será a maior fusão da história da indústria de produtos químicos, noticia, esta quarta-feira, a imprensa internacional. A concretizar-se a fusão das duas norte-americanas, a empresa resultante poderá valer mais de 100 mil milhões de euros.

Segundo a Bloomberg, o acordo poderá ser anunciado ainda esta semana. Por resolver estão ainda questões de regulação, que obrigam a que a empresa resultante tenha de se dividir em duas ou três áreas de negócio. Por isso, salienta a Bloomberg, a fusão ainda não é certa e o acordo pode mesmo vir a cair. Para já, nenhuma das empresas comenta a eventual fusão.

Mas, a concretizar-se, é criada a segunda maior empresa da indústria química, atrás da alemã BASF. A DuPont conta com uma capitalização bolsista de 53,7 mil milhões de euros, enquanto a Dow Chemical vale 54,2 mil milhões em Bolsa. Juntas, as duas empresas ficariam a valer mais de 108 mil milhões de euros.

Para as duas empresas, ambas a atravessarem dificuldades, a maior vantagem de uma fusão será o corte de custos. A presidente executiva da DuPont, Ellen Kullman, resignou ao cargo este ano, pouco tempo depois de ganhar uma batalha legal contra um investidor. Já na Dow Chemical, o CEO Andrew Liveris conseguiu colocar a empresa no caminho da recuperação, depois de ter estado perto da insolvência.

Com a fusão, estima a CNBC, as empresas poderão cortar 3 mil milhões de dólares (mais de 2,7 mil milhões de euros) em custos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
President of the European Commission Ursula von der Leyen (L) and President of the European Council Charles Michel give a press conference during the second day of a special European Council summit in Brussels on February 21, 2020, held to discuss the next long-term budget of the European Union (EU). (Photo by kenzo tribouillard / AFP)

Conselho Europeu termina em Bruxelas sem acordo

Jerónimo Martins é dona do Pingo Doce

Lojas Pingo Doce “que estavam perto da Mercadona cresceram”

Hebe

Jerónimo Martins expande marca Hebe para Eslováquia e República Checa

Dow Chemical e DuPont prestes a fechar maior fusão da indústria química