Energia

EDP Comercial vai compensar lesados “nos próximos dias”

Fotografia: ANTÓNIO COTRIM/LUSA
Fotografia: ANTÓNIO COTRIM/LUSA

O regulador explicou que "a EDP Comercial optou por confessar os factos"

A EDP Comercial compromete-se a pagar “nos próximos dias” uma compensação de 100 euros a 140 clientes “economicamente vulneráveis” a quem não foi atribuída a tarifa social.

A garantia da energética surge na sequência de uma multa aplicada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), de 1,9 milhões de euros, que acabou reduzida para metade (950 mil euros), e que a EDP Comercial também já pagou.

“A presente decisão da ERSE está relacionada com um conjunto de situações em que, como resulta do comunicado hoje divulgado, se registou um reduzido número de lapsos face ao universo de clientes da EDP Comercial que beneficiam de tarifa social, atualmente quase 525 mil clientes de eletricidade e cerca de 16 mil clientes de gás natural”, justificou esta sexta-feira a EDP comercial em nota enviada aos jornalistas.

Segundo a empresa, “os lapsos em questão resultaram do curto prazo disponível para implementação das novas condições e foram prontamente corrigidos pela EDP Comercial assim que detetados”.

A EDP Comercial garante que durante o processo instaurado pela ERSE, que remonta a 2015, “colaborou sempre com o regulador”.

A ERSE informou esta sexta-feira que a multa de 950 mil euros diz respeito à “violação de deveres de cuidado relativos a obrigações inerentes às tarifas sociais e Apoio Social Extraordinário ao Consumidor de Energia”.

O regulador explicou que “a EDP Comercial optou por confessar os factos e reconhecer responsabilidades negligentes na violação de obrigações inerentes à atribuição de tarifas sociais” aos consumidores “economicamente vulneráveis, colaborando com a Entidade Reguladora e abdicando da litigância judicial”.

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