Automóvel

Espanha. Repsol prepara-se para entrar no carsharing com Kia

António Brufau é o presidente da Repsol
António Brufau é o presidente da Repsol

A WiBLE, uma joint-venture com a Kia, deverá começar a operar em Madrid no segundo semestre, noticia o El Confidencial

A Repsol prepara-se para entrar no negócio de carsharing através da WiBLE, uma joint-venture com a sul coreana Kia, noticia o El Confidencial com base em fontes conhecedoras dos planos da petrolífera espanhola.

A WiBLE deverá começar a operar em Espanha no segundo semestre, aguardando nesta fase a aprovação das autoridades de concorrência em Bruxelas, o que poderá acontecer nos próximos dias, noticia o jornal espanhol.

Esta não é a primeira experiência em carsharing da Kia, que lançou a WiBLE em Seul, na Coreia do Sul, país de origem da marca automóvel que tem vindo a apostar na produção de híbridos e veículos 100% elétricos. É de resto, com um crossover híbrido, o Kia Niro, que a Repsol quer atacar o mercado madrileno, marcando a diferença face aos restantes concorrentes que já operam na capital espanhola.

Até agora operadoras como a Car2Go (Smart), a Emov (Citroen C-Zero) e, mais recentemente, a Zity (Renault Zoe) têm apostado em pequenos modelos 100% elétricos pensados sobretudos para circulação nos centros urbanos.

Com a WiBLE a estratégia é com este SUV de cinco portas não limitar a circulação aos centros urbanos, mas também permitir responder às grandes megastores e zonas comerciais que rodeiam Madrid ou servir de opção para os madrilenos nas suas ‘escapadinhas’ de fim de semana.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
precários jovens licenciados

Jovens, precários e licenciados pagam ajustamento laboral da pandemia

Uma funcionária transporta máscaras de proteção individual na fábrica de confeções Petratex, em Carvalhosa, Paços de Ferreira, 27 de abril de 2020. HUGO DELGADO/LUSA

Mais de 60% dos “ausentes” do trabalho são mulheres

Obras da IP vão acabar com todas as passagens de nível entre Espinho e Vila Nova de Gaia. Exemplo da passagem de nível da Aguda. (Tony Dias/Global Imagens)

Obras na linha do Norte atrasam comboios a partir de 30 de agosto

Espanha. Repsol prepara-se para entrar no carsharing com Kia