mobilidade

Elon Musk quer construir túnel em Israel. “É um génio”, diz primeiro-ministro

Elon Musk. (REUTERS/Mike Blake)
Elon Musk. (REUTERS/Mike Blake)

Líder da Tesla e criador da Boring Company quer resolver problemas com o trânsito neste país. Visitou Israel em março.

Construir túneis em Israel. Esta é a mais recente ideia de Elon Musk, que lançou esta semana o desafio ao primeiro-ministro local, Benjamin Netanyahu. O líder da Tesla quer resolver o problema do tráfego neste país, numa altura em que Israel está à beira de eleições legislativas.

“Conheci um homem a quem lhe chamam Elon Musk. Já ouviram falar dele? É um génio de verdade. Ele está em conversações comigo para saber se é possível construir um túnel no Estado de Israel”, referiu Netanyahu durante um comício de campanha esta terça-feira, citado pela Bloomberg.

A proposta de Musk terá sido discutida recentemente num pequeno-almoço na residência do chefe de Governo israelita. O líder da Tesla terá mostrado o projeto da empresa The Boring Company, que prevê a construção de túneis em grandes metrópoles para resolver os problemas de trânsito.

Estes túneis, que deverão custar dez vezes menos do que é habitual e que poderão ter várias camadas, estão a ser estudados para cidades como Chicago, Las Vegas e Los Angeles mas ainda não existe nenhum projeto fora dos Estados Unidos.

Elon Musk também quer aproveitar estes túneis para desenvolver sistemas de transportes autónomos de alta velocidade, através de carros da Tesla ou então nas cabines Hyperloop, sem fricção de ar, conforme explica a empresa neste guia de perguntas e respostas.

Em março de 2018, foi noticiada a deslocação de Elon Musk a Israel, que quis conhecer aquele que é considerado o país mais desenvolvido a nível tecnológico. Apesar desta modernização, a ineficiência do sistema de transportes públicos naquele país pode custar 25 mil milhões de shekels (6,2 mil milhões de euros) se não houver qualquer mudança.

Este tema tem estado a ser discutido na campanha para as eleições legislativas de Israel, que se disputam na próxima terça-feira, 9 de abril.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Foto: Leonel de Castro/Global Imagens

Famílias com 12 meses para pagarem rendas do estado de emergência

(João Silva/ Global Imagens)

Papel higiénico, conservas:em 2 semanas, portugueses gastam 585 milhões no super

coronavírus em Portugal (covid-19) corona vírus

140 mortos e 6408 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Elon Musk quer construir túnel em Israel. “É um génio”, diz primeiro-ministro