Em Sintra poderá pagar o parquímetro por telemóvel

Vila de Sintra
Vila de Sintra

A Portugal Telecom está em vias de fechar negócio com a câmara municipal de Sintra para implementar um sistema de pagamento de parquímetro através do telemóvel, tablet ou computador.

O sistema está em projeto-piloto na EMES – Empresa Municipal de Estacionamento de Sintra – e o acordo comercial será fechado ainda este ano.

“Brevemento acreditamos que vamos comercializá-lo numa das câmaras próximas daqui”, avançou aos jornalistas Zeinal Bava, sem querer nomear a câmara. “Significa dentro de semanas”, acrescentou.

O sistema funciona com uma aplicação para iPhone, iPad ou Android ou via site na internet. O utilizador estaciona e depois utiliza a aplicação para pagar, podendo alterar a hora de saída a qualquer momento. Os fiscais só têm de verificar, através de um PDA, se os carros que estão estacionados correspondem a uma sessão aberta no sistema e em pagamento.

A ideia é acabar com a necessidade de andar com moedas, que depois podem não ser suficientes para o tempo que a pessoa utiliza em estacionamento. Também elimina, segundo Zeinal Bava, a vandalização e roubo dos parquímetros físicos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa (E), conversa com o ministro de Estado e das Finanças, João Leão (D), durante o debate e votação da proposta do orçamento suplementar para 2020, na Assembleia da República, em Lisboa, 17 de junho de 2020. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Bruxelas agrava projeção de contração em Portugal para 9,8%

Comissão Europeia, Bruxelas (REUTERS)

Bruxelas revê estimativas. Economia da zona euro deverá recuar 8,7% em 2020

Mário Centeno


TIAGO PETINGA/LUSA

Centeno defende repensar das regras da dívida e do défice na UE

Em Sintra poderá pagar o parquímetro por telemóvel