mobilidade

Empresas de trotinetes da Europa tentam juntar-se contra gigantes dos EUA

Exemplos de trotinetes eléctricas espalhadas por Lisboa.
(Leonardo Negrão / Global Imagens)
Exemplos de trotinetes eléctricas espalhadas por Lisboa. (Leonardo Negrão / Global Imagens)

Alemães da Tier e suecos da Voi chegaram a negociar fusão no final de 2018. Temem forte concorrência da Lime e da Bird no Velho Continente.

O mercado da partilha de trotinetes elétricas tem crescido rapidamente em toda a Europa e nos Estados Unidos, onde já existe mais uma dezena de empresas a funcionar. Só que este crescimento tão rápido pode consequências a breve prazo: no final de 2018, os alemães da Tier e os suecos da Voi iniciaram negociações para uma potencial fusão e, desta forma, responder à vinda dos gigantes norte-americanos Lime e Bird para o Velho Continente.

As conversas iniciaram-se nos últimos meses do ano passado mas acabaram por não ter qualquer efeito, adianta esta segunda-feira a Bloomberg, citando fontes ligadas ao processo.

O presidente executivo da Voi, Frederik Hjelm, disse que “vários operadores europeus” também tentaram juntar-se à empresa sueca mas que não houve qualquer resultado.

O diretor-geral da Tier, Lawrence Leuschner, garantiu que a empresa “vai continuar a todo o gás com os planos de expansão, de forma isolada”. Mas avisa que em algum momento “vai haver consolidação neste mercado.

Uma potencial fusão entre a Tier e a Voi teria impacto no mercado português de partilha de trotinetes, onde ambas as empresas estão presentes e concorrem com a Lime, Hive, Bungo e Flash.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, durante a sua audição na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, em Lisboa, 27 de fevereiro de 2019. MÁRIO CRUZ/LUSA

ADSE já enviou novas tabelas de preços aos privados para negociação

Mario Draghi, Presidente do Banco Central Europeu. REUTERS/Kai Pfaffenbach

BCE discutiu pacote de medidas para estimular economia na reunião de julho

Hotéis de Lisboa esgotaram

“Grandes” eventos impulsionaram aumento dos preços na hotelaria em junho

Outros conteúdos GMG
Empresas de trotinetes da Europa tentam juntar-se contra gigantes dos EUA