marca

Entre as marcas mais reputadas há quatro portuguesas

6. Delta Cafés

Há um ano havia cinco marcas nacionais no TOP 10. Delta perdeu a liderança para a Olá.

Há quatro marcas portuguesas entre as 10 mais reputadas no ranking da Global RepScore, da OnStrategy, e que avalia o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação, associados a mais de 2700 marcas a operar em Portugal.

Delta, Luso, Sumol e Compal são as marcas nacionais que fazem parte do TOP 10 das marcas mais reputadas em 2020. Um ano antes eram cinco as marcas portuguesas entre as 10 mais reconhecidas a nível reputacional.

A Olá lidera o ranking, trocando de posição com a Delta, que se encontrava há dois anos consecutivos na liderança. O top 3 fica fechado com a Nestlé, que mantém o seu lugar face ao ano anterior. Na quarta posição está a Lego, seguida pela Google e pela Disney. A Luso, no 7º lugar da lista, mantém-se nos níveis de excelência, tendo subido duas posições face ao ano anterior.

 

Marcas portuguesas mantém-se na liderança do ranking das mais reputadas-01

Este ano, apesar do ranking com índices de excelência (mais de 80 pontos) ser mais curto (menos 3 marcas em comparação ao ano passado), houve um aumento muito significativo de marcas que alcançaram o índice reputacional da robustez (entre 70 e 80 pontos), informa a OnStrategy em nota de imprensa.

Apesar do aumento das marcas consideradas como tendo índices reputacionais excelentes e robustos “este conjunto de marcas não chega a representar sequer 5% das marcas que têm notoriedade em Portugal. Portanto, ainda há muito a fazer na gestão das marcas que estão a operar em Portugal, sejam elas nacionais ou internacionais”, diz Pedro Tavares, CEO da OnStrategy, citado em comunicado.

O setor de Alimentação é o que se encontra mais bem posicionado. Do seu top 5, 4 são marcas de excelência (Olá, Delta, Nestlé e Luso). Os setores Alimentares, Tecnologia e Soluções para Crianças, são os que registam maiores indicadores reputacionais; por outro lado, os setores que estão mais expostos às dimensões de serviço e governo societário (Utilities, Energia, Banca, Seguros e Construção) são os que apresentam os índices mais baixos de reputação.

Analisando por sector, a Olá (Alimentação), Delta (Bebidas), LEGO (Brinquedos), Google (Tecnologia), Galp (Energia), Vodafone (Telecomunicações), Santander Totta (Banca), Fidelidade (Seguros), Cetelem (Crédito), Multibanco (Meios de Pagamento), Continente (Retalho), Mc Donnalds (Retalho Alimentar), Levi’s (Retalho Têxtil), Mimosa (Bens Alimentares), Super Bock (Bebidas Alcoólicas), Royal Canin (Veterinária), Fairy (Detergentes), L’Oréal (Bens de Grande Consumo), Bayer (Farmacêutica), Fundação Champalimaud (Saúde e Bem-Estar), Nutribalance (Bem-Estar e Dieta), Seleção Nacional de Futebol (Desporto),RFM (Media), Pestana (Turismo e Lazer), TAP (Aviação), Abreu (Agência de Viagens), Via Verde (Mobilidade), Mercedes (Automóvel), ACP (Assistência Automóvel), Avis (Aluguer Automóvel), Samsonite (acessórios de Moda), AREA (Decoração), Samsung (Pequenos Eletrodomésticos), Rolex (Bens de Luxo), ACP (Serviços Logísticos), Vista Alegre (Produtos Industriais), Remax (Imobiliária), Santa Casa (Apostas Desportivas), Mota Engil (Construção e Engenharia), Deloitte (Consultoria, Auditoria e Serviços Legais) e VDA Vieira de Almeida (Advogados) são as marcas com os níveis de reputação mais elevados,

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
(Photo by Tobias SCHWARZ / AFP)

Tribunal suspende construção da Gigafactory da Tesla na Alemanha

A 89ª edição da Micam decorre em Milão de 16 a 19 de fereveiro. Fotografia: Direitos Reservados

Calçado quer duplicar exportações para o Japão em dois anos

Micam

Governo promete “soluções criativas” para ajudar as empresas

Entre as marcas mais reputadas há quatro portuguesas