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EPAL com resultado líquido positivo de 49,1 milhões em 2018

Sede da EPAL em Lisboa
Sede da EPAL em Lisboa

EPAL tem 354.281 clientes diretos no município de Lisboa, 17 clientes municipais e dois clientes multimunicipais.

O resultado líquido positivo da EPAL em 2018 foi de 49,1 milhões de euros, menos um milhão do que o registado no ano anterior, e reduziu o endividamento, informou hoje a empresa abastecedora de água de Lisboa.

A Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL), em comunicado, revelou que o relatório e contas relativo a 2018 foi aprovado, em assembleia geral, “com um resultado líquido positivo de 49,1 milhões de euros”.

“O volume de negócios foi de 158,2 milhões de euros, tendo decrescido 0,6% face ao ano anterior”, referiu a empresa, acrescentando que o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) atingiu “95,4 milhões de euros”.

Segundo a mesma nota à comunicação social, a EPAL “continua a apresentar uma sólida posição e estrutura financeira, com uma autonomia de 72,8% e um fundo de maneio positivo de 76,8 milhões de euros”.

“Em 2018, a empresa voltou a reduzir o endividamento bruto em 15,8 milhões de euros face ao ano anterior”, salienta-se no comunicado.

Os lucros da EPAL subiram em 2017 cerca de 400 mil euros, para 50,1 milhões de euros, o melhor resultado líquido sem efeitos não recorrentes, de acordo com informação anteriormente disponibilizada pela empresa do grupo Águas de Portugal.

O investimento realizado em 2018 foi de 12,4 milhões de euros, “integralmente financiado pelo ‘cash-flow’ gerado pela sua própria atividade”, com destaque para a reabilitação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Vale da Pedra e a reabilitação das condutas da rede de distribuição.

Além da sensibilização para a sustentabilidade da água da torneira, incluindo como opção mais ecológica e promoção de poupança, a empresa assegurou que “o volume de água não faturada na rede de distribuição de Lisboa mantém-se num nível de excelência”.

“A EPAL continua no caminho de uma, cada vez melhor, eficiência energética, tendo concluído o Parque de lamas de Asseiceira”, revelou a empresa, apostada em prosseguir com o “projeto 0% Energia” na ETA da Asseiceira, com vista a fazer desta a primeira unidade autossustentável.

A EPAL tem 354.281 clientes diretos no município de Lisboa, 17 clientes municipais e dois clientes multimunicipais, que representam, no total, 35 municípios, envolvendo aproximadamente 2,8 milhões de consumidores, segundo a sua página na internet.

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