Esqueça a gasolina. Basta estar sol para estes carros ficarem carregados

Automóvel pode fazer 80 quilómetros apenas com energia solar

O grupo chinês Hanergy apresentou este fim de semana quatro protótipos de carros elétricos com painéis solares fotovoltaicos. Estes automóveis podem ser carregados enquanto estão a ser conduzidos ou também podem ser ligados a estações de eletricidade para viagens mais longas ou quanto o sol estiver nublado. O objetivo é iniciar a produção em série nos próximos três anos.

A autonomia destes carros, atualmente, é de 350 quilómetros, se combinarmos as baterias com os painéis solares. Só com painéis, o automóvel pode percorrer 80 quilómetros, no caso do modelo Hanergy Solar A. Neste caso, o tempo de carregamento é entre cinco e seis horas de sol, o que "corresponde às necessidades das viagens em cidade em circunstâncias normais", refere o comunicado.

A Hanergy quer aumentar a percentagem de conversão da energia solar em energia elétrica, atualmente em 31,6%. A meta para 2020 é de 38%. Cinco anos mais tarde, o objetivo é uma taxa de conversão de 42%.

Os custos de painéis solares finos poderão reduzir-se em mais de 90% nos próximos anos quando os carros a energia solar começarem a ser produzidos em grandes volumes, acrescenta a emprega chinesa em declarações citadas pela Bloomberg.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de