Telecomunicações

Esta aplicação portuguesa quer acabar com fraudes nas chamadas internacionais

Foto: Toby Melville/REUTERS
Foto: Toby Melville/REUTERS

Operadoras perdem mais de nove mil milhões de euros por ano com casos de fraude através de chamadas ou mensagens escritas

As fraudes nas chamadas internacionais, designadas de IRSF, custam todos os anos às operadoras 10,7 mil milhões de dólares (9,1 mil milhões de euros). Para ajudar a reduzir estes prejuízos para as empresas e para os consumidores, a portuguesa WeDo conta desde o início do ano com a aplicação Raid.Cloud para evitar estes ataques.

“Esta App permite aos operadores lidar com a atividade fraudulenta dos dias de hoje relativamente a roaming, bypass e IRSF, equipando os operadores a conseguirem identificar futuras áreas de fuga de receita”, explica Rui Paiva, CEO da WeDo, em nota enviada às redações esta sexta-feira. A aplicação funciona através da cloud, o que permite resolver estas situações de forma mais rápida.

As fraudes IRSF habitualmente verificam-se de duas formas: do wangiri – em que entidades fraudulentas detentoras de números internacionais incentivam a geração de tráfego, através de chamadas fraudulentas aleatórias e em massa, recebendo parte da receita do tráfego terminado nesses destinos -; e do smishing – um consumidor clica num link enviado por sms e é enviado para uma página fraudulenta.

A informação é divulgada numa altura em que vários clientes das operadoras portuguesas queixam-se de estarem a receber chamadas internacionais de um número desconhecido e que pode ser uma burla. Polónia, Tunísia e Mónaco são alguns dos países de origem deste esquema que tem afetado dezenas ou centenas de clientes de todas as operadoras em Portugal

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Esta aplicação portuguesa quer acabar com fraudes nas chamadas internacionais