Tecnologia

Este ‘jornalista’ trabalha durante 24 horas… e é uma inteligência artificial

A carregar player...
Este ‘jornalista’ trabalha durante 24 horas… e é uma inteligência artificial

Na China, foi apresentado o primeiro pivô de IA do mundo. O visual e movimentos foram copiados de um pivô de notícias real, da agência chinesa.

A agência Xinhua tem um novo membro na redação, que vai poder trabalhar durante 24 horas por dia. Foi feito à semelhança do pivô chinês Qiu Hao e, no seu vídeo de apresentação, este pivô digital refere que pode trabalhar 24 horas por dia, 365 dias por ano – ao contrário dos humanos. Esta inteligência artificial vai apresentar as notícias apenas em inglês.

Esta novidade foi desenvolvida pela agência Xinhua, em conjunto com o motor de busca Sogou. Este pivô tem gestos humanos, com movimentos de sobrancelhas, pestanejar e outras expressões faciais – em vez de ter apenas um visual mais semelhante ao de um robô. No entanto, acaba por ser denunciado pela voz.

Leia também | E toda a atenção a robô Sophia (e o seu amigo) levaram

“O desenvolvimento da indústria de media pede uma inovação contínua e uma integração profunda das tecnologias internacionais mais avançadas… Estou ansioso para lhe trazer novas experiências noticiosas”, diz este pivô digital, no vídeo.

Em linhas muitos gerais, este pivô digital vai receber as notícias através de textos, que depois reproduzirá, acompanhando com movimentos faciais.

A Sogou refere que este tipo de tecnologia pode ser aplicada a mais setores, além do mundo dos media. Na Internet, as opções dividem-se: há quem mostre entusiasmo pela iniciativa da agência noticiosa, mas também quem não tenha achado grande piada à ideia…

Leia também | Furhat, o novo robô-estrela da Web Summit tem um preço

Veja mais sobre tecnologia em insider.dn.pt

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: Rodrigo Cabrita/Global Imagens

Idosos com isenção de mais-valias se aplicarem dinheiro em PPR

Cecília Meireles

CDS também quer IRS atualizado à taxa de inflação

Foto: Filipe Amorim/Global Imagens

“A banca não está a ajudar o Sporting na emissão obrigacionista”

Outros conteúdos GMG
Este ‘jornalista’ trabalha durante 24 horas… e é uma inteligência artificial