Tecnologia

EuPago empresa especializada no apoio a pagamentos online

Telmo Santos, cofundador da euPago. Fotografia: D.R.
Telmo Santos, cofundador da euPago. Fotografia: D.R.

A euPago é uma empresa especializada no apoio a pagamentos online, tem três anos de existência com uma faturação de 1 milhão de euros

Criada no Porto, a euPago é uma empresa especializada no apoio a pagamentos online. Acreditada e supervisionada pelo Banco de Portugal, esta empresa fornece soluções que vão desde o e-commerce empresarial a vendas particulares, nomeadamente Pagamento de Serviços (em todos os seus cenários), Payshop, Pagaqui, Paysafecard e MBway.

A euPago tem um perfil técnico (soluções e integrações personalizadas) e dinâmico, e de acordo com um dos seus fundadores, Telmo Santos, “as parcerias estabelecidas e a diversificação de sectores a quem a empresa presta serviços – desde lojas online ao sector dos pagamentos de águas e saneamento – são elementos diferenciadores”.

Além disso,”é uma mais-valia para vários tipos de negócios, desde grandes volumes de vendas e pagamentos recorrentes até negócios esporádicos, sendo a escolha ideal, quer para empresas com loja online, quer para prestação de serviços, donativos e em vendas de particulares”.

E como funciona o serviço? “O cliente tipo, uma loja de comércio eletrónico utilizam diversas entidades de multibanco para os pagamentos, o que fica caro, uma entidade tem um custo anual de cerca de 7 mil euros, e no caso de um pequeno comerciante não pode fazer esse investimento. Então, entramos nós, que alugamos essas referências para multibanco, recebemos o dinheiro dos clientes dos nossos clientes que depois é distribuído”.

eupago

Desta forma, explica Telmo Santos, “os comerciantes apenas, pagam uma comissão fixa de 68 a 70 cêntimos, mais IVA se tiver uma venda”. E, frisa, “como todos os negócios passam por uma avaliação, o terem a entidade e referência para pagamento é um selo de garantia de confiança”.

A euPago, criada em 2014, já efetua 2 milhões de transações por ano, o que representa um volume de negócio na ordem dos 80 milhões de euros por ano. A faturação estimada para 2017 é de cerca de 1 milhão de euros, e conta já com cerca de 2000 clientes.

A aposta é alargar o âmbito geográfico da empresa, “porque as lojas internacionais que querem fazer negócio em Portugal contactam-nos para obterem os nossos serviços, mas estamos também a trabalhar com um cliente em Espanha e queremos, para já, chegar a França”, disse.

Fundação

A ideia da criação da euPago surgiu em 2008, quando um dos fundadores, José Veiga, percebeu que existia interesse por parte dos comerciantes na utilização de meios de pagamento eletrónicos. “Uma ideia pioneira, já que nessa altura não existia legislação para regular esse serviço”, lembra Telmo Santos.

José Veiga e Telmo Santos, assim que a legislação foi aprovada apresentaram a proposta ao Banco de Portugal. “Demorou três anos até termos a licença, e durante esse período fomos criando laços com alguns clientes”.

O que começou com dois sócios, representando um investimento inicial de um salário e 90 mil euros como prova de capital, agora tem sete colaboradores e esperam contratar mais.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fiadores tendem a ser idosos

Pensões sobem em janeiro entre 0,8% e 1,5%, com mínimo de 6 euros

Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens

Valor máximo do subsídio de desemprego sobe 16 euros em 2019

José Neves, CEO da Farfetch. Fotografia:  REUTERS/Toby Melville

Farfetch compra empresa de calçado desportivo por 250 milhões

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
EuPago empresa especializada no apoio a pagamentos online