Eureka Shoes abre em Colónia e Amesterdão

Em Portugal, a marca prevê abrir 3 ou 4 lojas ainda este ano

A Eureka Shoes, marca de calçado portuguesa do grupo Alberto Sousa, Lda, está a preparar a abertura de uma nova loja em Colónia, na Alemanha, e de uma pop-up em Amesterdão, na Holanda.

O espaço na cidade alemã é a sua loja da marca portuguesa no exterior, em regime de franchising, após a abertura, em dezembro de 2014, de uma Eureka no Luxemburgo. Se tudo correr bem, abrirá ao público já em abril.

Também com abertura prevista em abril, mas com prazo de funcionamento apenas até julho, ao arranque dos saldos de verão, está a pop-up em Amesterdão. "Queremos testar o conceito e ver como é aceite pelo consumidor. O espaço funcionará, também, como escritório do projeto de vendas online para o mercado holandês", explicou ao Dinheiro Vivo Filipe Sousa, administrador da Eureka Shoes.

Em Portugal, onde a empresa conta já com uma rede de 30 lojas próprias, a Eureka tem prevista a abertura, ainda este ano, de mais três ou quatro espaços, sendo que algumas das localizações, designadamente em centros comerciais, estão, ainda, a ser negociadas. Serão todos investimentos próprios do grupo Alberto Sousa, já que a dimensão do país não justifica avançar com o franchising da marca. "Salvo alguma exceção muito pontual", salienta Filipe Sousa, que acrescenta: "A entrada em mercados externos, sim, faz todo o sentido com parceiros locais, com melhor conhecimento da realidade".

Mas Filipe Sousa admite que o mercado interno não comporta muito mais lojas Eureka: "Estamos a falar de um crescimento residual. O país comporta 35 ou 36 lojas".

A marca tem em vista a expansão para os mercados da América Latina, designadamente para a Colômbia e o Chile, mas está, ainda, à procura de um master franchiser. "São mercados onde queremos ter uma rede de lojas, mas estamos à espera do momento certo. Obrigam a um namoro prolongado até se conseguir consolidar a relação e são demasiado longínquos para tentarmos entrar sozinhos", sublinha. Os grupos Falabella e Ripley são os parceiros possíveis, já que ambos têm grande experiência como master franchisers.

A Eureka tem, ainda, propostas de cerca de duas dezenas de contactos de potenciais interessados em franchisar a marca, em regiões tão diferenciadas como Espanha, França, Suíça, Escandinávia, Médio Oriente ou Panamá, mas assume que "não pode agarrar o mundo de uma vez só" e que é preciso "ir testando o conceito" e fazer os investimentos "no timing certo".

Com uma faturação global de 28 milhões de euros, dos quais cerca de 10 milhões são referentes às lojas Eureka e o resto se refere ao fabrico de calçado, o grupo Alberto Sousa exporta os seus produtos para 54 países, com especial ênfase em França, Alemanha, Itália, Inglaterra e Japão.

 

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