media

Eurovisão. Sem Osíris, 2,5 milhões de portugueses assistiram à final

epaselect epa07583041 Winner of the 2019 Eurovision Song Contest Duncan Laurence of The Netherlands speaks at a press conference after the Grand Final of the 64th annual Eurovision Song Contest (ESC) at the Expo Tel Aviv, in Tel Aviv, Israel, 18 May 2019.  EPA/ABIR SULTAN
epaselect epa07583041 Winner of the 2019 Eurovision Song Contest Duncan Laurence of The Netherlands speaks at a press conference after the Grand Final of the 64th annual Eurovision Song Contest (ESC) at the Expo Tel Aviv, in Tel Aviv, Israel, 18 May 2019. EPA/ABIR SULTAN

No dia, a RTP foi a segunda estação com maior share (14,3%), tendo suplantado a TVI. SIC manteve a liderança no dia

Mais de 2,5 milhões de portugueses assistiram à consagração de Duncan Laurence como o grande vencedor da Eurovisão 2019. Cerca de uma audiência média 554 mil telespectadores assistiram à final do festival, transmitida pela RTP1, tendo gerado 15,6% de share para a estação pública.

Foi o sexto programa mais visto no sábado, dia liderado pela novela da TVI, Valor da Vida, segundo os dados de audiências trabalhados pela Universal McCann (UM), agência de meios do grupo IPG Mediabrands. No dia da final, a RTP foi a segunda estação mais vista, tendo suplantado a TVI.

Mas nem a atuação de Madonna no festival fez com que as audiências da final que decorreu em Israel tivesse suplantado as da final de 2018, “onde mais de 1.5 milhões de portugueses assistiram à final do evento realizado em Portugal, e da final de 2017, ano da conquista de Salvador Sobral. Nesse ano, as audiências revelaram uma audiência média superior a 1.4 milhões de telespectadores, mais 847 mil comparando com a final de 2019”.

Madonna performs during a guest appearance at the Grand Final of the 2019 Eurovision Song Contest in Tel Aviv, Israel

Nesta edição do festival, foi a 1ª semi-final, que contou com a participação de Conan Osíris, que obteve as maiores audiências, com uma audiência média superior a 920 mil telespectadores. “A 2ª semifinal apresentou uma audiência média de 446 mil telespectadores, tendo ficado na 16º posição dos programas mais vistos naquele dia”, refere ainda a agência de meios.

“A transmissão dos jogos decisivos a contar para a Liga NOS, aliada à cobertura dos canais de informação aos festejos da conquista do título de campeão, refletiram-se na performance dos canais FTA no dia da final do Festival da Canção, uma vez que alavancaram as audiências em Pay TV”, destaca a UM/IPG MediaBrands. A televisão paga conquistou um share de 53,4%.

A SIC manteve a liderança nesse dia, com 16.1%, ao passo que a TVI (14%) caiu para a 3ª posição dos canais FTA mais vistos, sendo ultrapassada pela RTP1, que contou com um share de 14.3%.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fernão de Magalhães

Quem pagou a expedição planetária de Magalhães? Um investidor vindo de Portugal

Fernão de Magalhães

Quem pagou a expedição planetária de Magalhães? Um investidor vindo de Portugal

Maria João Gala / Global Imagens

Centeno aponta margem de 200 milhões para aumentos na Função Pública

Outros conteúdos GMG
Eurovisão. Sem Osíris, 2,5 milhões de portugueses assistiram à final