vinhos

Faleceu Fernando Guedes, o patriarca da Sogrape

Fernando Guedes fotografado na Sogrape em 2012. Fotografia: Leonel de Castro / Global Imagens
Fernando Guedes fotografado na Sogrape em 2012. Fotografia: Leonel de Castro / Global Imagens

Era ainda presidente do conselho de administração da maior empresa de vinhos

Fernando Lobo Guedes, filho do fundador da Sogrape, faleceu esta quarta-feira, aos 87 anos. Era, ainda, o presidente do conselho de administração da que é a maior empresa portuguesa de vinhos embora, desde 2000, tenha deixado para os filhos a gestão executiva da companhia, reformando-se.

Nascido a 29 de dezembro de 1930, em Penafiel, Fernando Guedes teve formação em enologia em França e ingressou na então Sociedade Comercial dos Vinhos de Mesa de Portugal, Lda em 1952, onde começou como aprendiz de tanoeiro. Foi diretor técnico de produção, entre 1957 e 1985, e assumiu a presidência da Sogrape a partir de 1987. Exerceu, ainda, muitos outros cargos de administração em empresas diversas, como a Água de Carvalhelhos ou a Barbosa & Almeida, e de instituições como a Associação Comercial do Porto, a Fundação de Serralves ou a Sociedade Portuguesa de Inovação. É sócio-fundador da Associação de Amizade Portugal-Tunísia.

Recebeu variadas distinções honoríficas, entre as quais a Order of the British Empire (1989), o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito Agrícola, Comercial e Industrial (1995) e a Grã Cruz da Ordem de Mérito Agrícola, Comercial e Industrial (2001). Sócio honorário da Associação Empresarial de Portugal, foi agraciado com a Medalha de Honra da instituição em reconhecimento da “defesa intransigente” dos interesses das empresas e da economia nacional.

Em nota de pesar, a AEP “recorda a figura de grande relevância e um dos maiores empresários portugueses das últimas décadas”, destacando tratar-se de uma “referência incontornável” para muitas gerações de empreendedores portugueses e estrangeiros, “cujo trabalho ao longo da sua longa carreira deu um impulso que projetou a Sogrape para um reconhecimento que muito tem contribuído para a afirmação da imagem de Portugal no exterior”.

Foi sob a sua égide que, nos anos 80, a Sogrape procurou libertar-se da dependência do Mateus Rosé, o campeão de vendas de vinho português no mundo, criando um “portefólio representativo de vinhos de qualidade das principais regiões vitivinícolas portuguesas”: dos Vinhos Verdes à Bairrada, passando pelo Dão e, claro, pelo Douro. Além do Porto Ferreira, a Sogrape tem no seu portefólio marcas icónicas como Grão Vasco, Herdade do Peso, Barca Velha, ou a Sandeman, adquirida já sob a responsabilidade da nova geração.

É, também, sob o liderança de Salvador Guedes, o seu filho mais velho, que a Sogrape estende as suas operações ao novo mundo vitivinícola, com a aquisição da Finca Flichman, na Argentina, em 1997, da Framingham, na Nova Zelândia, dez anos depois, e da Los Bodos, no Chile, em 2008. Em 2012, foi comprada a Lan, em Espanha, e este ano a Bodegas Aura. O ano de 2012 marca, também, o início da doença de Salvador Guedes, que sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), e que levaria à sua substituição na presidência executiva da empresa pelo irmão mais novo, Fernando da Cunha Guedes.

Em 2002, a marca mais emblemática da Sogrape, o Mateus Rosé, foi relançada com nova imagem. Fernando Lobo Guedes atribuía o sucesso da marca à vontade do seu pai, Fernando van Zeller Guedes, de se distinguir dos demais. “O segredo do Mateus foi o meu pai querer ser diferente”, dizia em entrevista à Notícias Magazine em 2012.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Foto: DR

Renováveis custam em média 11 euros por mês às familias na fatura da luz

Comissário Europeu Carlos Moedas
( Álvaro Isidoro / Global Imagens )

“É preciso levantar a voz contra o discurso anti-empresas do PCP e do BE”

Herdade da Comporta deverá conhecer um novo proprietário em breve. FOTO: Carlos Santos/Global Imagens

Comporta. Proposta de Paula Amorim e milionário francês é a única vinculativa

Outros conteúdos GMG
Faleceu Fernando Guedes, o patriarca da Sogrape