Turismo

Família aluga casa no Airbnb e descobre câmara oculta

airbnb-2384737_640

Os proprietários podem instalar câmaras de vigilância em espaços comuns, sob a condição de informarem os hóspedes da sua existência.

E se descobrisse que a casa que alugou nas férias tinha uma câmara oculta a gravar todos os seus movimentos em live streaming? Foi exatamente o que aconteceu com uma família da Nova Zelândia hospedada num Airbnb na Irlanda, no mês passado.

A família reparou na câmara quando um dos membros estava a procurar redes de wi-fi, revela a PC Magazine. Estava escondida num alarme detetor de fumo na sala de estar. A família conseguiu aceder à câmara e percebeu que esta estava a gravar em direto com uma ligação de internet.

Foi através de uma publicação no Facebook que denunciaram a situação, uma vez que não havia qualquer indicação sobre a existência do dispositivo. A publicação contém uma fotografia tirada do live streaming. “O proprietário admitiu que tinha uma câmara escondida, mas só depois de termos apresentado a nossa prova [fotografia]”, escreveu Nealie Barker.

Depois de ter conhecimento do incidente, o Airbnb removeu o proprietário da sua plataforma. “As políticas do Airbnb proíbem estritamente as câmaras ocultas nas suas propriedades e nós levamos as denúncias de quaisquer violações extremamente a sério”, afirmou a empresa à PC Magazine, pedindo desculpa à família e acrescentando que esta iria ser totalmente reembolsada.

As políticas do Airbnb proíbem dispositivos de vigilância dentro de espaços privados das propriedades, como quartos e casas de banho. No entanto, os proprietários podem instalar câmaras de segurança em espaços comuns sob a condição de informarem os hóspedes da sua existência.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Família aluga casa no Airbnb e descobre câmara oculta