Desporto

Final do Mundial: França vale quase o triplo da Croácia

Adeptos de França e Croácia antes da final do Mundial 2018, em Moscovo, Rússia.  (EPA/MAXIM SHIPENKOV)
Adeptos de França e Croácia antes da final do Mundial 2018, em Moscovo, Rússia. (EPA/MAXIM SHIPENKOV)

Kylian Mbappé, aos 19 anos, é o jogador mais valioso da final do campeonato do Mundo 2018.

França e Croácia jogam esta tarde a final do campeonato do Mundo, em Moscovo, na Rússia. Muitos apontam para um duelo entre os ‘números 10’ Kylian Mbappé (França) e Luka Modric (Croácia). Mas o valor das duas seleções é bem diferente, se olharmos para o valor de mercado de um dos convocados: a França vale praticamente o triplo da Croácia, de acordo a base de dados TransferMakt.

Os gauleses estão avaliados em 1,08 mil milhões de euros. Aos 19 anos, o extremo Kylian Mbappé, considerado um dos melhores jogadores deste mundial, já vale 120 milhões de euros. Logo atrás segue o ponta de lança Antoine Griezmann, que vale 100 milhões de euros. Estes dois jogadores correspondem a um quinto da seleção comandada por Didier Deschamps.

Entre os cinco mais valiosos, nota ainda para o médio Paul Pogba (90 milhões de euros), o extremo Ousmane Dembélé (80 milhões de euros) e o central Raphaël Varane (70 milhões de euros). O defesa do Real Madrid valorizou-se em 10 milhões de euros desde que começou o torneio.

Na Croácia, as contas são um pouco mais modestas – pelo menos na teoria. Esta seleção está avaliada em 364 milhões de euros. Aos 30 anos, o médio Ivan Rakitic é o que dá mais valor à equipa estreante em finais de campeonato do mundo: 50 milhões de euros. Segue-se o extremo Ivan Perisic, com 40 milhões de euros, e o médio Mateo Kovacic, com 30 milhões de euros. Atrás de Kovacic, surgem o ponta de lança Andrej Kramaric e o médio Marcelo Brozovic. Ambos valem 27 milhões de euros.

Não nos esquecemos de uma das estrelas da seleção croata: Luka Modric, também considerado um dos melhores jogadores do mundial russo, está avaliado em 25 milhões de euros, aos 32 anos.

A final do campeonato do Mundo de 2018 joga-se a partir das 16 horas no estádio Luzhniki, em Moscovo. França pode vencer a competição pela segunda vez a prova (depois do Mundial 1998) e vingar a derrota no Euro 2016, contra Portugal; Croácia pode fazer ainda mais história e ganhar o Mundial pela primeira vez.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens

Saídas para a reforma disparam 43% na função pública

Foto: DR

EDP flexibilizou pagamento de faturas no valor de 60 milhões de euros

Carteiros

CTT vão entregar cartão de cidadão em casa. Piloto arranca em Oeiras

Final do Mundial: França vale quase o triplo da Croácia