Fosun. "O BCP é um novo passo no investimento" em Portugal

Grupo chinês quer apoiar as empresas daquele país e frisa as possíveis sinergias nos seguros. Em Portugal já está na Fidelidade e na Luz Saúde.

A chinesa Fosun vê o BCP como mais um passo na estratégia de investimento do grupo chinês em Portugal e uma forma de apoiar a estratégia das empresas chinesas.

O dono da Fidelidade e da Luz Saúde anunciou ontem ter avançado com uma oferta para comprar 16,7% do capital do BCP, via aumento de capital, podendo elevar a sua participação até 30%. A Fosun oferece até 0,02 euros por ação e quer gastar até 236 milhões de euros.

Numa declaração ao Dinheiro Vivo, fonte oficial da Fosun lembra que "Portugal representa uma área chave para os investimentos a longo prazo da Fosun e, assim, o BCP, como o maior banco privado português, é mais um passo na estratégia de investimento da Fosun".

"Este posicionamento demonstra o compromisso da Fosun para contribuir para o desenvolvimento da economia portuguesa, baseado na confiança no mercado", acrescenta.

"A Fosun vai apoiar o investimento e cooperação entre o BCP e empresas chinesas em Portugal e, de forma mais genérica, na Europa".

"Com a rede do BCP em mercados emergentes e na Lusofonia, que beneficiam de rápido crescimento, será possível criar sinergias com as companhias de seguros onde a Fosun já investiu nos países Lusófonos", acrescenta o comunicado. A Fosun é dona da Fidelidade em Portugal.

A Fosun lembra ainda que este investimento faz parte da estratégia do governo chinês de crescimento e aprovação da economia chinesa à dos países lusófonos. "A Fosun tenciona ser um 'player' ativo no apoio à estratégia das empresas chinesas", conclui fonte oficial.

Segundo o comunicado divulgado na página do grupo chinês a Fosun quer aproveitar a presença internacional do BCP para entrar em Portugal e na Europa e apostar em países como a Polónia, Moçambique, Angola e na Suíça mais rapidamente - mercados onde o BCP já está.

 

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de