Francesa Saur notifica Concorrência da compra de controlo da Aquapor

Uma subsidiária da francesa Saur notificou a Autoridade da Concorrência sobre a aquisição do controlo exclusivo sobre a Aquapor, empresa de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, desde 1997, sediada em Lisboa, revela um aviso publicado.

A operação de concentração em causa consiste na aquisição, pela Saur International, uma subsidiária detida a 100% pela Saur, do controlo exclusivo da Criar Vantagens - Águas e Resíduos, sociedade veículo que detém a totalidade do capital social da Aquapor.

A Saur, empresa estabelecida em França no setor das águas e saneamento básico, faz parte do portefólio da EQT Infrastructure III e da EQT Infrastructure IV, controladas por um gestor de fundos de investimentos alternativos que integra o grupo de fundos de investimentos privados da EQT que, em Portugal, aposta no retalho, controlo de pragas, aparelhos auditivos, calçado desportivo e químicos.

No mesmo dia em que notificou a AdC da operação, na segunda-feira, a Saur divulgou um comunicado anunciando ter chegado a acordo com a DST Ambiente para comprar a Criar Vantagens, que detém 100% da Aquapor, gestora de concessões municipais de água em Portugal, mas sem revelar o valor do investimento.

"A Saur anuncia a aquisição da Aquapor, empresa líder na gestão de concessões municipais de água em Portugal, para prosseguir a construção de um 'player' líder e sustentável em água pura, dedicado à transição ecológica", anunciou na altura, em comunicado, precisando que a aquisição ia estar concluída nas próximas semanas, após nomeadamente a luz verde da Autoridade da Concorrência.

"A operação irá gerar sinergias significativas, nomeadamente através da partilha das melhores práticas, da mobilização do reconhecido 'expertise' da Aquapor para o desenvolvimento internacional e da viabilização do acesso do mercado português a soluções e tecnologias da Saur", afirmou o grupo francês na mesma nota.

A Aquapor, com sede em Lisboa, atua desde 1997 na prestação de serviços de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, e tem uma participação na fornecedora de serviços de abastecimento de água e tratamento de esgotos para as cidades industriais de Jeddah 2 e 3, na Arábia Suadita, onde a Saur também opera.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de