mobilidade

Free Now já tem TVDE e táxis numa só app em Portugal

Sérgio Pereira, diretor-geral da Free Now para o mercado português. (Fotografia cedida pela Free Now Portugal)
Sérgio Pereira, diretor-geral da Free Now para o mercado português. (Fotografia cedida pela Free Now Portugal)

Plataforma de mobilidade detida pela Daimler e pela BMW afasta aposta em serviços extra-transportes e procura mais parcerias.

A Free Now é a primeira empresa em Portugal a juntar, numa só aplicação, os veículos TVDE (do tipo Uber) e os táxis. A novidade entra em vigor a partir desta quarta-feira e vem reforçar a concorrência no negócio do transporte de passageiros em carros privados com a Uber e com a Bolt. Ao mesmo tempo, a Free Now quer apostar em novas parcerias na área da mobilidade e afasta a aposta na entrega de refeições e de encomendas, como fez a concorrência.

Com esta fusão, a Free Now passa a contar com um total de 10 500 motoristas na plataforma – dos quais 8000 vêm da Kapten – e que terão mais de um milhão de clientes registados. A combinação entre serviços também vai alargar o leque de clientes para o segmento empresarial.

A operação decorre numa altura em que esta empresa que liga passageiros a condutores ainda está a iniciar a recuperação dos clientes perdidos enquanto o país esteve em estado de emergência. A reconquista está a ser mais rápida no serviço de táxi do que nos TVDE.

Não está a ser fácil para todos os motoristas terem viagens suficientes. Com esta fusão, poderemos colmatar mais isso e chegar a mais consumidores oferecendo mais serviços. Estamos com uma perda de procura entre 60% e 70% neste momento, face ao mesmo período de 2019″, estima Sérgio Pereira, diretor-geral da Free Now para Portugal, em entrevista ao Dinheiro Vivo.

O gestor ainda se lembra de quando “havia falta de motoristas em certos momentos no dia, como nas saídas à noite”. Só que em meados de março, quando Portugal teve de ficar em casa, “o volume de viagens caiu drasticamente. Houve uma quebra de procura de 80%”, recorda.

Entretanto, foram impostas novas regras de transporte de passageiros: cada motorista só pode transportar dois passageiros – no banco de trás -, cada carro tem de ter separadores e ainda é obrigatório o uso de máscara por condutores e clientes.

Mais parcerias

Mas não são só os TVDE que vão juntar-se à aplicação da Free Now. As trotinetas e bicicletas elétricas partilhadas da Hive também vão passar a estar disponíveis na Free Now, o que implica que vai deixar de funcionar numa aplicação de forma separada.

A plataforma detida pela Daimler e pela BMW está a focar-se ainda mais na mobilidade, em vez de apostar em serviços de entregas, como chegou a ser considerado.

O nosso foco é oferecer a mobilidade como serviço em toda a Europa. Houve o incentivo de arrancar com serviços de entrega de refeições e de encomendas. Fizemos uma análise mas desistimos e não faz parte da nossa estratégia no longo prazo. Mas temos estado a preparar outras ferramentas e serviços que podem ser pertinentes”, assume Sérgio Pereira.

Na cidade alemã de Hamburgo, por exemplo, a Free Now fez uma parceria com a plataforma de partilha de trotinetas Voi. E em Portugal? “Estamos a analisar parcerias a médio prazo. Poderemos associar-nos a outras plataformas de micromobilidade, apostar na partilha de motas…temos a liberdade para nos desafiarmos.”

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Trabalhos de descarga de contentores no Porto de Sines, 12 de fevereiro de 2020. TIAGO CANHOTO/LUSA

Exportações com quebra de 17% na primeira metade do ano

Isabel Camarinha, líder da CGTP, fala aos jornalistas após audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, em Lisboa, 30 de julho de 2020. (MIGUEL A. LOPES/LUSA)

CGTP. Governo nega complemento a quem esteve em lay-off sem justificação

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Free Now já tem TVDE e táxis numa só app em Portugal