Madeira

Funchal e Portimão ligadas por ferry para carga e passageiros

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

Ao contrário do primeiro concurso, Governo Regional da Madeira prevê pagamentos de indemnizações compensatórias aos armadores

O Governo Regional da Madeira vai voltar a lançar um concurso internacional para uma ligação semanal por ferryboat entre Funchal e Portimão. O documento já conta com a autorização de Bruxelas e prevê um financiamento da operação de três milhões de euros por ano, que funciona como indemnização compensatória. A concessão deverá ser atribuída por três anos e prevê o transporte de carga e de passageiros

A viagem deverá ser cumprida em menos de 24 horas e o barco deverá ter capacidade para acomodar 300 passageiros, adianta esta segunda-feira o jornal Público. Com esta proposta, o Governo Regional da Madeira, liderado por Miguel Albuquerque, conta reduzir os custos e tempo de transporte de produtos frescos – atualmente de quatro dias – e diminuir a fatura para os consumidores.

O executivo liderado por Miguel Albuquerque quer retomar a ligação entre arquipélago e continente, que decorreu entre 2008 e 2012 e que previa um percurso triangular – ligação Funchal – Portimão – Las Palmas (ilhas Canárias). O anterior concurso foi fechado em 2016 por falta interesse dos armadores, que não participaram por considerarem a operação economicamente inviável.

Madeira e o continente também estão ligados através do avião. Desde a semana passada que está a funcionar uma operação diária entre Funchal e Lisboa. Cinco vezes por semana, uma aeronave transporta oito toneladas de carga. A ligação é realizada pelo consórcio Madeira Air Integrated Solutions. Apesar de mais cara em comparação com o transporte marítimo, esta operação permite o transporte de produtos mais perecíveis em muito menos tempo.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Combustíveis

Encher o depósito para ir de férias fica mais barato: combustíveis descem preços

Combustíveis

Encher o depósito para ir de férias fica mais barato: combustíveis descem preços

Foto: Paulo Spranger

Contadores inteligentes acabam com estimativas na conta da luz

Outros conteúdos GMG
Funchal e Portimão ligadas por ferry para carga e passageiros