Economia verde

Fundo ambiental apoia compra de 500 veículos elétricos

João Matos Fernandes, ministro do Ambiente
João Matos Fernandes, ministro do Ambiente

Por cada carro novo financiado neste âmbito terá de ser abatido um carro a combustão à frota dos candidatos.

Os sistemas multimunicipais e intermunicipais acorreram ao Fundo Ambiental para a aquisição de novos veículos menos poluentes. Das candidaturas entregues até 31 de julho vão resultar 500 novos elétricos, anunciou o Ministério do Ambiente.

“O Fundo Ambiental recebeu pedidos de apoio para a aquisição de 155 novos veículos elétricos, por parte de 20 entidades gestoras de Sistemas Multimunicipais ou Intermunicipais de água e resíduos. Somando a estas viaturas as 360 financiadas através de concurso dirigido aos Serviços Urbanos Ambientais (cuja candidatura terminou em fevereiro), acrescentam-se mais de 500 veículos elétricos às frotas dos serviços ambientais, apenas durante o ano de 2017”, refere o gabinete de João Matos Fernandes.

Por cada carro novo financiado neste âmbito terá de ser abatido um carro a combustão à frota dos candidatos.

Do processo de candidatura vão ainda resultar 153 novos pontos de carregamento elétrico que serão espalhados por Portugal continental.

Este Fundo Ambiental apoia com 10 mil euros, a fundo perdido, a aquisição de cada nova viatura, quer seja de passageiros ou de mercadorias. Caso todas as candidaturas sejam consideradas válidas, o investimento alavancado rondará os 4,5 milhões de euros.

No final do primeiro semestre deste ano já estavam comprometidos ou executados 58 milhões de euros deste fundo, ou seja, 85% do total previsto para projetos, em 2017.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Ministro das Finanças, Mário Centeno. Fotografia: MÁRIO CRUZ/LUSA

Governo formaliza aumento de 55 euros para assistentes operacionais

imobiliario

Taxa de juro no crédito à habitação volta a subir em janeiro

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, durante o terceiro e último dia do 37.º Congresso Nacional do PSD a decorrer no Centro de Congressos de Lisboa, em Lisboa, 18 de fevereiro de 2018. MÁRIO CRUZ/LUSA

Rio acusa Governo de ser “incapaz” de ter o futuro como prioridade nacional

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Fundo ambiental apoia compra de 500 veículos elétricos