Telecomunicações

Furacão Lorenzo. Altice ativa gabinete de crise

Alexandre Fonseca 
(Filipe Amorim / Global Imagens)
Alexandre Fonseca (Filipe Amorim / Global Imagens)

Vodafone diz estar sempre a monitorizar a rede. NOS já ativou plano de contingência para responder ao furacão Lorenzo

A Altice Portugal ativa ativou o Gabinete de Crise para acompanhar o impacto da passagem do Furacão Lorenzo pelas ilhas do grupo Ocidental e Central dos Açores prevista para esta quarta-feira. A dona do Meo já iniciou Plano de Alerta Preventivo de Contingência. Vodafone mantém monitorização constante da rede. A NOS já ativou plano de contingência.

O gabinete, ativado no final da semana passada, mantém-se “em estreito contacto” Governo Regional dos Açores, com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e com a Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, garante a Altice, que deslocou para a Ilha Terceira o seu oficial de ligação à Proteção Civil do Gabinete de Crise. O gabinete “pretende mitigar todos e quaisquer danos, ao nível dos serviços de comunicações, que advenham da passagem do furacão esta quarta-feira.”

Para preparar a resposta da operadora a eventuais impactos na infraestrutura, a empresa colocou em prevenção equipas técnicas adicionais; a reforçar o abastecimento de combustível das estações de comunicações, bem como das reservas técnicas de equipamentos; de VSAT e telefones satélite, “que já foram enviados para as ilhas onde se prevê maior afetação”.

“Em virtude dos planos de Disaster Recovery elaborados e testados periodicamente, a Altice Portugal está preparada para os ativar de modo a minimizar ao máximo o impacto nas comunicações e serviços”, diz a operadora. “Os serviços de voz fixa e móvel estão assinalados como prioritários, bem como os serviços de emergência.”

Vodafone “monitoriza rede 24h sobre 24h”

“Temos sempre as nossas equipas em alerta e a monitorizar 24h sobre 24h através do nosso centro operacional, pelo que não acionamos outros mecanismos além dos já previstos para garantir o atual funcionamento da rede”, diz fonte oficial da Vodafone quando questionada pelo Dinheiro Vivo sobre um eventual plano de contingência da operadora para o furacão Lorenzo.

NOS ativa plano de contingência

“A NOS ativou o seu plano de contingência e respetivas ações para acautelar o possível impacto da passagem do Furacão Lorenzo nas comunicações nos Açores. Estas medidas destinam-se a minimizar tão rapidamente quanto possível qualquer impacto que este fenómeno meteorológico possa vir a ter na rede e serviços de comunicações”, diz fonte oficial da operadora ao Dinheiro Vivo.

(notícia atualizada às 19h27 com posição da NOS)

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
(Gustavo Bom / Global Imagens )

Englobamento agrava IRS para rendimentos ‘protegidos’ pelo mínimo de existência

(Gustavo Bom / Global Imagens )

Englobamento agrava IRS para rendimentos ‘protegidos’ pelo mínimo de existência

Salvador de Mello
( Álvaro Isidoro / Global Imagens )

Saúde não pode andar “ao sabor de ventos políticos”

Outros conteúdos GMG
Furacão Lorenzo. Altice ativa gabinete de crise