mobilidade

42 minutos de fila por dia: Lisboa é a cidade ibérica com mais trânsito

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Capital portuguesa tem mais trânsito do que Barcelona, Porto e Madrid, segundo o índice de tráfego publicado pela TomTom. Mumbai é a pior cidade.

42 minutos de fila por dia. Este é o tempo perdido por todos os condutores no trânsito na região de Lisboa, de acordo com o índice de tráfego publicado esta terça-feira pela empresa TomTom. A capital portuguesa é mesmo a cidade ibérica com mais trânsito, ultrapassando Madrid, Barcelona e o Porto.

Lisboa ocupa a posição 77 no ranking mundial, que é liderado pela cidade de Mumbai, na Índia. Na capital portuguesa, os condutores passam, em média, 32% de tempo a mais em filas de trânsito. No final de um ano, os automobilistas que passam por Lisboa perdem cerca de 160 horas em deslocações por causa do tráfego intenso. Ainda assim, a principal cidade portuguesa desceu 15 lugares no ranking de 2018 em comparação com o de 2017.

O Porto, em sentido contrário, teve mais trânsito em 2018: passou a ocupar o lugar 121 do ranking em 2018, estava no lugar 125. Na cidade Invicta, passa-se 38 minutos a mais por dia em filas de trânsito, segundo os dados da empresa holandesa.

Os maiores problemas de trânsito surgem no final do dia, entre as 18h e as 19h, e ocorrem sobretudo na sexta-feira, em Lisboa e no Porto. Há mais transito fora das vias rápidas do que nas autoestradas nas duas maiores cidades portuguesas.

Leia mais: Trotinetes: Seguro não chega. Há cuidados que tem de ter

Embora com menos trânsito, há mais três cidades portuguesas que integram o índice de tráfego da TomTom: Funchal está na posição 336; Braga no lugar 342 e Coimbra na posição 371. “No Funchal e em Braga, os condutores passam uma média de 21 minutos por dia no trânsito, e em Coimbra, 16 minutos. Tal como acontece em Lisboa e no Porto, o período de maior congestionamento é ao final do dia, sobretudo às sextas-feiras” explica a autora deste estudo.

Este ranking avaliou o trânsito em 403 cidades de 56 países. Mumbai, na Índia, é a cidade com mais tráfego do mundo, seguida de Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Nova Deli (Índia) e Moscovo (Rússia).

A nível global, Bombaim lidera o pódio em 2019, com os condutores da cidade indiana a passarem 65% de tempo adicional no trânsito. Segue-se a capital da Colomba, Bogotá (63%), Lima, no Perú (58%), Nova Deli, também na Índia (58%) e a capital Russa, Moscovo (56%), encerrando o top cinco das cidades mais congestionadas do mundo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Céu cinzento de Londres. Fotografia: D.R.

Portugal fora do corredor turístico britânico. Madeira e Açores entram

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, acompanhado pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos (Foto: Mário Cruz/Lusa)

Recuperar poder de decisão na TAP obriga Estado a pagar mais

O presidente do conselho de administração da TAP, Miguel Frasquilho. (Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Frasquilho: Reestruturação da TAP “não vai ser isento de dor”

42 minutos de fila por dia: Lisboa é a cidade ibérica com mais trânsito