Aeroportos

Aeroporto mais movimentado da Europa arrasa 700 casas para crescer

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Plano de crescimento de Heathrow está em consulta pública. O aeroporto londrino prepara-se para ter mais uma pista e capacidade renovada

É o maior aeroporto da Europa e já está a operar a 98% da capacidade desde 2005. No ano passado, Heathrow recebeu 80,1 milhões de passageiros – 2,7 vezes mais do que Lisboa -, mas a criação de uma terceira pista permitirá passar para 138 milhões o número de passageiros movimentados.

O plano de crescimento já está prometido há vários anos e foi colocado em consulta pública esta terça-feira. Se tudo correr como esperado, em 2026, a terceira pista entra em operação, mas as obras prolongam-se até 2050.

Aeroportos

Este processo está longe de ser livre de polémicas. Para trás já ficaram as batalhas legais que deram luz verde ao processo, mas ainda são várias as vozes que se fazem ouvir contra a criação de uma nova pista, uma vez que a sua criação envolve a destruição de 700 casas, o desvio da A25, a autoestrada que circunda Londres, e a alteração do curso de vários riachos.

Além disso, têm surgido vários alertas sobre o impacto ambiental de ter mais 700 aviões nos céus londrinos até 2026, quando a nova pista abrir.

“A expansão não deve ser feita a qualquer custo. É por isso que estamos a trabalhar com parceiros do aeroporto, em comunidades locais e com o governo para garantir que os nossos planos mostram um crescimento sustentável e responsável – com preocupações ambientais no centro da nossa expansão”, refere a administração do aeroporto.

A gestora aeroportuária tem prevista a atribuição de milhares de libras aos moradores das áreas envolventes ao aeroporto, especialmente na aldeia onde mais de 700 casas serão apagadas para permitir esta extensão. Também serão atribuídos três modelos de compensação financeira por causa do ruído. “Temos planos para um novo esquema de compensação financeira de 700 milhões de libras para compensar os moradores, que envolvem mais de 160 mil casas”, refere o aeroporto.

Além da infraestrutura aeroportuária per si, o plano envolve também a criação jardins e novos espaços de alojamento, bem como reforço da infraestrutura de transportes e dos parques de estacionamento.

O vídeo do novo projeto pode ser visto aqui. A consulta pública arrancou a 18 de junho e decorre até 13 de setembro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Emprego e as remunerações na indústria aumentaram 0,3% e 1,3%

PS, PSD e CDS chumbam mudanças nas regras dos regimes de turnos

A330-900 neo

A330 neo. Associação de pilotos quer ouvir especialistas na Holanda

(REUTERS/Rafael Marchante)

2019 a caminho de ser o melhor ano de sempre da Autoeuropa

Outros conteúdos GMG
Aeroporto mais movimentado da Europa arrasa 700 casas para crescer