tablets

Apple lança novo iPad com Pencil e preço especial para estudantes

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Modelo é mais rápido e está disponível em Portugal a partir de hoje

O primeiro grande evento do ano da Apple aconteceu numa escola secundária de Chicago e foi totalmente dedicado à educação. Tim Cook revelou a versão 2018 do iPad clássico, de 9,7 polegadas, com poucas alterações ao hardware e um preço especial para estudantes.

Chegaram a correr rumores de que este novo iPad teria semelhanças ao iPhone X, mas tal não se confirmou. O iPad 2018 tem leitor de impressão digital TouchID, câmara FaceTime HD, câmara traseira de 8 megapixeis e o processador A10 Fusion, o antecessor do A11 Bionic dos últimos iPhones. “Mais poderoso que a maioria dos portáteis e virtualmente todos os Chromebooks”, disse o vice presidente de marketing do iPad, Greg “Joz” Joswiak, referindo-se à capacidade de processamento de vídeo. Quanto à bateria, dura 10 horas em utilização.

Aqui a grande novidade é o suporte a Pencil, o “lápis” que a Apple concebeu para o iPad Pro, num modelo com desconto para estudantes e cujo preço normal também é mais baixo. “O nosso iPad mais barato tem suporte para a nossa ferramenta mais criativa”, afirmou Greg Joswiak. A acompanhar a novidade, as aplicações de produtividade Pages, Numbers e Keynote foram atualizadas com suporte ao Pencil. O Pages, que é o programa de processamento equivalente ao Word, passará a ter anotações inteligentes e a permitir o design de livros digitais.

Este novo iPad também tem foco na realidade aumentada, em que a Apple está a apostar com o ARkit. “O iOS é a maior plataforma de realidade aumentada do mundo”, garantiu Joz. Algumas das aplicações demonstradas foram a Boulevard AR, Free Rivers e Froggipedia. “Não há dúvida de que a realidade aumentada vai mudar dramaticamente a forma como esta nova geração aprende”, referiu o responsável.

Nas escolas, estes iPads podem ser utilizados por uma turma inteira, com suporte a múltiplos perfis e um módulo de gestão para a escola, Apple School Manager.

Preços especiais

Nos Estados Unidos, a versão para educação custará 299 dólares, em Portugal 354,04 euros. Segundo a loja online portuguesa, o prazo de entrega é de um a três dias, estando disponível já para compra. Quanto ao Pencil, que é vendido separadamente, custa 88,56 euros.

Isto significa que o desconto total para estudantes é de cerca de 25 euros através da loja online da Apple, o que não é propriamente uma grande diferença em relação ao preço standard. O espaço de armazenamento iCloud gratuito é, por outro lado, alargado de 5GB para 200GB.

Para os outros consumidores, o iPad 2018 começa nos 369 euros e o Pencil custa 99 euros.
Ou seja, o novo modelo apresenta uma redução relativamente aos preços que antes eram praticados no iPad de tamanho integral (9,7 polegadas). Este não é um mercado que esteja em crescimento e para o qual os analistas prevejam grande evolução no futuro, mas o segmento da educação é muito importante – e no mercado americano, os preços baixos dos Chromebooks permitiram à Google dar um salto para a liderança.

A Apple introduziu ainda acessórios Logitech, como o lápis digital Crayon, por 49 dólares, novo teclados e capas. Susan Prescott, vice presidente de marketing, também revelou atualizações à app Classroom, através da qual os professores podem controlar remotamente os iPads dos alunos e agora chegou ao Mac, e apresentou a nova app Schoolwork, que permite lançar trabalhos de casa e verificar o progresso dos projetos.

“Este é um dia importante para a Apple”, afirmou Tim Cook. “Esperamos que seja também um dia importante para alunos e professores em todo o mundo.”

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fernão de Magalhães

Quem pagou a expedição planetária de Magalhães? Um investidor vindo de Portugal

Fernão de Magalhães

Quem pagou a expedição planetária de Magalhães? Um investidor vindo de Portugal

Maria João Gala / Global Imagens

Centeno aponta margem de 200 milhões para aumentos na Função Pública

Outros conteúdos GMG
Apple lança novo iPad com Pencil e preço especial para estudantes