dia mundial da energia

Apps. A energia está cada vez mais interativa

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Longe vão também os tempos em que a fatura da eletricidade chegava apenas pelo correio, uma vez por mês.

A energia anda cada vez mais nas mãos e nos bolsos dos portugueses. A leitura do contador está à distência de um clique, assim como a comunicação de avarias, ou mesmo o acesso a informação exclusiva sobre o setor energético em Portugal. Foi a pensar nisso que a REN – Redes Energéticas Nacionais lançou recentemente uma nova ferramenta de comunicação, a aplicação móvel (app) REN Energia, disponível na APP Store e Play Store para os sistemas operativos iOS e Android.

“A app REN Energia divide-se em cinco secções: Minhas Notícias, Eventos, Estatísticas, Oportunidades, e uma área sobre a empresa. Cada secção será personalizável, de acordo com os temas de maior interesse, de cada utilizador, sendo possível criar alertas e partilhar conteúdos”, explicou a REN em comunicado.

Mais em concreto, na secção Estatísticas está disponível toda a informação relevante sobre a produção e consumo de energia, a respetiva repartição por tipo de origem bem como o balanço de exportações e importações entre Portugal e Espanha. Isto tudo com gráficos de fácil leitura e compreensão, com informação atualizada constantemente, disponibilizando os dados diários e mensais, com potencial de partilha nas redes sociais.

Ainda em fase de projeto está a futura plataforma gratuita “Poupa Energia” (que funcionará sob a alçada da Adene – Agência para a Energia), desenhada para facilitar aos clientes domésticos a escolha de fornecedor de electricidade e gás natural, que num primeiro momento consistirá numa ferramenta online e centro de atendimento telefónico e só depois numa aplicação digital para smartphones.

O objetivo é que os consumidores possam comparar as diferentes tarifas, para depois escolherem a melhor oferta comercial de luz e gás existentes, consoante o seu perfil de consumo. Além de disponibilizar informação, a plataforma Poupa Energia deverá também permitir mudar de comercializador, com um processo de contratação imediato.

EDP: Nova fatura interativa e diferentes aplicações móveis

Longe vão também os tempos em que a fatura da eletricidade chegava apenas pelo correio, uma vez por mês. Agora, é possível “navegar” na fatura a partir de todos os dispositivos móveis, enviar leituras, receber alertas e esclarecer dúvidas de forma rápida. Isto na sequência do lançamento recente da nova fatura eletrónica interativa da EDP.

“Com a nova fatura eletrónica interativa, os clientes da EDP Comercial – empresa do Grupo EDP no mercado liberalizado – vão poder navegar na fatura como se fosse um site, aceder aos consumos, enviar leituras e adicionar alertas ao seu calendário. Também passa a ser possível uma ligação ao site edponline e à nova área de perguntas frequentes, para gerir o serviço ou esclarecer dúvidas. Serão ainda disponibilizadas dicas de eficiência energética”, informou a EDP em comunicado, sublinhando que, desde 2012, já investiu mais de 40 milhões de euros no desevolvimento dos seus sistemas comerciais e canais de atendimento.

Além da fatura interativa, a EDP tem um conjunto de aplicações que disponibiliza aos seus clientes (disponíveis para android e IOS):

App edponline – Permite aos clientes enviar leituras de eletricidade e/ou gás e receber uma notificação na data ideal de envio, escolher as condições do contrato e controlar a sua energia onde e quando quiserem.

App edp re:dy – Permite aos clientes gerir a energia de casa através do smartphone. Se tiverem o re:dy instalado em sua casa, com esta aplicação conseguem monitorizar a energia de casa e controlar os equipamentos conectados com o edp re:dy. Com esta app, podem também programar o funcionamento dos seus equipamentos em função da geolocalização do smartphone (por exemplo, programar o ar-condicionado e desligar quando saem de casa).

App edp smarthome – Permite aos clientes experimentar gratuitamente como seria a sua casa inteligente, nomeadamente o controlo dos consumos e produção de energia, monitorização e programação de equipamentos.

App EDP Distribuição – Permite aos clientes comunicar leituras e reportar falhas de energia, avarias na iluminação pública ou infraestruturas elétricas vandalizadas. Através da aplicação, podem ainda localizar a rede de lojas e ter acesso aos locais sujeitos a interrupções de fornecimento de energia elétrica para realização de trabalhos programados nas redes.

App DFY – Auxilia os clientes que praticam corrida, através da utilização de áreas de treino individual e em grupo. Nesta app, os clientes EDP podem ainda inscrever-se, de forma gratuita, nas maratonas apoiadas pelo grupo EDP.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo Impresa. Foto: DR

Impresa.Reestruturação já atingiu 20 trabalhadores. E chegou ao Expresso

PCP

Subsídios por duodécimos no privado também acabam em 2018

Turistas no novo terminal de cruzeiros de Lisboa, Santa Apolónia. Fotografia: Gustavo Bom/Global Imagens

Instituto alemão prevê boom na construção em Portugal até 2020

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Conteúdo TUI
Apps. A energia está cada vez mais interativa