dia mundial da energia

Apps. A energia está cada vez mais interativa

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Longe vão também os tempos em que a fatura da eletricidade chegava apenas pelo correio, uma vez por mês.

A energia anda cada vez mais nas mãos e nos bolsos dos portugueses. A leitura do contador está à distência de um clique, assim como a comunicação de avarias, ou mesmo o acesso a informação exclusiva sobre o setor energético em Portugal. Foi a pensar nisso que a REN – Redes Energéticas Nacionais lançou recentemente uma nova ferramenta de comunicação, a aplicação móvel (app) REN Energia, disponível na APP Store e Play Store para os sistemas operativos iOS e Android.

“A app REN Energia divide-se em cinco secções: Minhas Notícias, Eventos, Estatísticas, Oportunidades, e uma área sobre a empresa. Cada secção será personalizável, de acordo com os temas de maior interesse, de cada utilizador, sendo possível criar alertas e partilhar conteúdos”, explicou a REN em comunicado.

Mais em concreto, na secção Estatísticas está disponível toda a informação relevante sobre a produção e consumo de energia, a respetiva repartição por tipo de origem bem como o balanço de exportações e importações entre Portugal e Espanha. Isto tudo com gráficos de fácil leitura e compreensão, com informação atualizada constantemente, disponibilizando os dados diários e mensais, com potencial de partilha nas redes sociais.

Ainda em fase de projeto está a futura plataforma gratuita “Poupa Energia” (que funcionará sob a alçada da Adene – Agência para a Energia), desenhada para facilitar aos clientes domésticos a escolha de fornecedor de electricidade e gás natural, que num primeiro momento consistirá numa ferramenta online e centro de atendimento telefónico e só depois numa aplicação digital para smartphones.

O objetivo é que os consumidores possam comparar as diferentes tarifas, para depois escolherem a melhor oferta comercial de luz e gás existentes, consoante o seu perfil de consumo. Além de disponibilizar informação, a plataforma Poupa Energia deverá também permitir mudar de comercializador, com um processo de contratação imediato.

EDP: Nova fatura interativa e diferentes aplicações móveis

Longe vão também os tempos em que a fatura da eletricidade chegava apenas pelo correio, uma vez por mês. Agora, é possível “navegar” na fatura a partir de todos os dispositivos móveis, enviar leituras, receber alertas e esclarecer dúvidas de forma rápida. Isto na sequência do lançamento recente da nova fatura eletrónica interativa da EDP.

“Com a nova fatura eletrónica interativa, os clientes da EDP Comercial – empresa do Grupo EDP no mercado liberalizado – vão poder navegar na fatura como se fosse um site, aceder aos consumos, enviar leituras e adicionar alertas ao seu calendário. Também passa a ser possível uma ligação ao site edponline e à nova área de perguntas frequentes, para gerir o serviço ou esclarecer dúvidas. Serão ainda disponibilizadas dicas de eficiência energética”, informou a EDP em comunicado, sublinhando que, desde 2012, já investiu mais de 40 milhões de euros no desevolvimento dos seus sistemas comerciais e canais de atendimento.

Além da fatura interativa, a EDP tem um conjunto de aplicações que disponibiliza aos seus clientes (disponíveis para android e IOS):

App edponline – Permite aos clientes enviar leituras de eletricidade e/ou gás e receber uma notificação na data ideal de envio, escolher as condições do contrato e controlar a sua energia onde e quando quiserem.

App edp re:dy – Permite aos clientes gerir a energia de casa através do smartphone. Se tiverem o re:dy instalado em sua casa, com esta aplicação conseguem monitorizar a energia de casa e controlar os equipamentos conectados com o edp re:dy. Com esta app, podem também programar o funcionamento dos seus equipamentos em função da geolocalização do smartphone (por exemplo, programar o ar-condicionado e desligar quando saem de casa).

App edp smarthome – Permite aos clientes experimentar gratuitamente como seria a sua casa inteligente, nomeadamente o controlo dos consumos e produção de energia, monitorização e programação de equipamentos.

App EDP Distribuição – Permite aos clientes comunicar leituras e reportar falhas de energia, avarias na iluminação pública ou infraestruturas elétricas vandalizadas. Através da aplicação, podem ainda localizar a rede de lojas e ter acesso aos locais sujeitos a interrupções de fornecimento de energia elétrica para realização de trabalhos programados nas redes.

App DFY – Auxilia os clientes que praticam corrida, através da utilização de áreas de treino individual e em grupo. Nesta app, os clientes EDP podem ainda inscrever-se, de forma gratuita, nas maratonas apoiadas pelo grupo EDP.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: Tiago Melo

Crédito chega às famílias mas nunca foi tão baixo para as empresas

Francisco de Lacerda, CEO dos CTT

Especuladores têm aposta de 35 milhões na queda das ações dos CTT

Foto: DR

Luta pelos cargos de topo do BCE aquece. Espanha favorita no primeiro round

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Apps. A energia está cada vez mais interativa