Escândalo das emissões

O cemitério gigante onde definham os carros da Volkswagen

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Fabricante gastou mais de 7,4 mil milhões de dólares para voltar a comprar 350 mil das suas viaturas afetadas pelo escândalo das emissões poluentes.

Já lá vão dois anos desde que rebentou um dos maiores escândalos empresariais da história. Em 2015, a Volkswagen admitia aquilo que nenhum dos seus clientes, parceiros ou investidores queria ouvir: grande parte dos seus carros, fabricados entre 2009 e 2015, tinham as informações relativas à emissão de gases poluentes manipulada.

Seguiram-se meses a fio de queixas, problemas de reputação, e ações em catadupa nos tribunais. De tudo isso resultou uma ordem judicial sem retorno: a fabricante tinha de conseguir comprar de volta 350 mil carros a diesel. E fê-lo. Para isso, já foram gastos mais de 7,4 mil milhões de dólares (quase 6 mil milhões de euros). A este montante acrescem ainda os custos com reclamações de proprietários, distribuidores e reguladores ambientais, com um custo total de 25 mil milhões de dólares (cerca de 20 mil milhões de euros).

Do universo de carros recolhidos, a Volkswagen já revendeu 13 mil das viaturas que recuperou e destruiu outros 24 mil carros. Contudo, até ao final de 2019, a Volkswagen vai continuar a readquirir veículos fabricados pela marca.

E para onde têm ido tantas viaturas? Para um espaço superior à dimensão de um estádio de futebol, uma fábrica de papel e um descampado juntos.

Veja as imagens na fotogaleria em cima.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Foto: DR

Telecomunicações: Há sete anos que preços sobem mais do que na UE

Fotografia: RODRIGO ANTUNES/LUSA

Acordo à vista para alargamento das 35 horas a 30 mil trabalhadores

31145227_GI240418JF040_WEB

Ryanair tem até 30 de junho para travar greve europeia

Outros conteúdos GMG
O cemitério gigante onde definham os carros da Volkswagen