banca

CGD tem novas comissões a partir desta quarta-feira. Saiba o que muda

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Conta pacote mais barata aumenta de preço e há mexidas nas comissões de manutenção para universitários.

Os clientes da CGD – Caixa Geral de Depósitos podem contar com novas comissões a partir desta quarta-feira. O banco público voltou a mexer nos montantes cobrados a alguns clientes pela prestação de diversos serviços.

As alterações afetam sobretudo os clientes com depósitos associados a cartões universitários, aos subscritores de contas pacote e ainda a quem precisa de levantar dinheiro com a caderneta.

Cartões universitários

As maiores mexidas afetam os clientes com o cartão Caixa IU – Institutos e Universidades. Os estudantes universitários passam a pagar 2 euros por mês para poderem manter a conta à ordem; os professores e funcionários das universidades terão de desembolsar 2,80 euros por mês ou mesmo quatro euros por mês caso não tenham programa de lealdade associado ao cartão Caixa Classic. A estas comissões de manutenção junta-se o imposto de selo, que corresponde a 4% da comissão.

Apenas os estudantes universitários com menos de 26 anos ‘escapam’ às comissões por terem dinheiro nesta conta.

Contas pacote com mexidas

Com a generalização das comissões de manutenção, a CGD lançou três contas pacote (S, M e L), que, a troco de uma mensalidade, permitem aceder a serviços como transferências ou cartões de débito.

A CGD decidiu aumentar em 10 cêntimos a mensalidade da conta pacote S, a mais barata. A mensalidade subiu de 2,70 para 2,80 euros, a que ainda será acrescentado o imposto de selo de 4%.

Não se registam alterações nas restantes contas pacote.

Levantamento com caderneta mais caro

O banco liderado por Paulo Macedo também agravou o preço dos levantamentos feitos ao balcão através de uma caderneta. Se antes custavam um euro por operação, passarão a custar 2,75 euros, a que ainda acresce os 4% de imposto de selo.

Esta comissão apenas não será paga em cinco situações: se a máquina da rede da CGD estiver avariada; se o cliente por invisual ou analfabeto; para os detentores de uma conta de serviços mínimos bancários; para os clientes com uma conta base caderneta (até três levantamentos por mês); ou ainda se a soma dos rendimentos domiciliados ficar abaixo dos 900 euros por mês, o primeiro titular tenha 65 ou mais 60, com cartão de débito e um dos titulares tiver um património igual ou inferior a 20 mil euros – esta isenção “é aplicada até 2 levantamentos de numerário por mês/conta”.

As alterações ao preçário da CGD podem ser consultadas através desta página. Os preçários deste banco podem ser vistos através desta página.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Imagem da nova geração do Opel Combo. (DR)

Mangualde deixa Reino Unido por causa do Brexit e ressuscita Opel Combo

A330-900 neo é o mais recente modelo de longo curso da TAP

TAP: “Questão dos odores a bordo é temporal e não é nociva”

(Rui Oliveira / Global Imagens)

Pedrógão: Tribunal de Contas aponta falta de transparência no uso dos donativos

Outros conteúdos GMG
CGD tem novas comissões a partir desta quarta-feira. Saiba o que muda