Prémio Inovação NOS

Conheça os vencedores da 3ª edição do Prémio Inovação NOS

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

A Sun Concept, a Barcelcom Têxteis e o Centro Hospitalar de Leiria levaram os prémios da 3ª edição do Prémio Inovação NOS.

Os galardões do Prémio Inovação NOS 2018 foram entregues esta quinta-feira, no Teatro Tália, em Lisboa. A Sun Concept, da Barcelcom Têxteis e o Centro Hospitalar de Leiria, foram os vencedores entre as 30 finalistas da terceira edição. Apresentaram projetos inovadores, que mostram que a criatividade portuguesa pode ter um impacto global.

O projeto Sun Concept Catamaran 12.0, da startup Sun Concept, tira partido daquilo que mais caracteriza o nosso país: a energia solar. A empresa constrói catamarãs eletrossolares que funcionam exclusivamente com a energia do Sol através de painéis fotovoltaicos. Esta aplicação representa um conceito inovador na mobilidade sustentável aplicada à náutica recreativa e profissional. A Sun Concept quer melhorar a eficiência técnica ao mesmo tempo que apresenta uma alternativa mais ecológica.

Nas categoria das Pequenas e Médias Empresas (PME), os têxteis terapêuticos da Barcelcom Têxteis marcam pela inovação. A empresa quase centenária sedeada em Barcelos desenvolveu uma peúga de compressão que tem funcionalidades de terapia e de reabilitação através da eletroestimulação. Esta peúga é utilizada principalmente por atletas e este mês viajou até à Rússia, onde está a ser utilizada por jogadores da seleção nacional durante Campeonato do Mundo de Futebol.

O Centro Hospitalar Santo André, de Leiria foi o premiado na categoria das Grandes Empresas, com o projeto desenvolvido na área da reabilitação e que dá resposta a uma das maiores causas de dor e incapacidade nos adultos em Portugal, as doenças crónicas. Numa parceria com os cuidados de saúde primários e com a empresa privada Sword Health, surgiu a plataforma Tele-reabilitação, que permite aos doentes fazer reabilitação em casa, através do um tablet, devolvendo-lhes autonomia. O Centro Hospitalar de Leiria é o primeiro hospital público a utilizar este tipo de tecnologia e quer mostrar que “o serviço público também pode inovar”.

Este reconhecimento dá aos vencedores a oportunidade de divulgarem o seu projeto com o apoio da NOS e dos meios de comunicação do Global Media Group. O Prémio Inovação NOS é uma parceria entre o Dinheiro Vivo, a TSF e a NOS e contou com a auditoria da Pwc.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mercados

FMI. Dívida de alto risco faz soar os alarmes

Ministro das Finanças de Angola, Archer Mangueira. Fotografia: Direitos Reservados

Archer Mangueira garante solução para dívida a empresas até final do ano

António Costa, primeiro-ministro, e Mário Centeno, ministro das Finanças, num debate parlamentar sobre o OE2019. Fotografia: REUTERS/Rafael Marchante

Outras touradas do Orçamento: as medidas mais arriscadas

Outros conteúdos GMG
Conheça os vencedores da 3ª edição do Prémio Inovação NOS