Prémio Inovação NOS

Conheça os vencedores da 3ª edição do Prémio Inovação NOS

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

A Sun Concept, a Barcelcom Têxteis e o Centro Hospitalar de Leiria levaram os prémios da 3ª edição do Prémio Inovação NOS.

Os galardões do Prémio Inovação NOS 2018 foram entregues esta quinta-feira, no Teatro Tália, em Lisboa. A Sun Concept, da Barcelcom Têxteis e o Centro Hospitalar de Leiria, foram os vencedores entre as 30 finalistas da terceira edição. Apresentaram projetos inovadores, que mostram que a criatividade portuguesa pode ter um impacto global.

O projeto Sun Concept Catamaran 12.0, da startup Sun Concept, tira partido daquilo que mais caracteriza o nosso país: a energia solar. A empresa constrói catamarãs eletrossolares que funcionam exclusivamente com a energia do Sol através de painéis fotovoltaicos. Esta aplicação representa um conceito inovador na mobilidade sustentável aplicada à náutica recreativa e profissional. A Sun Concept quer melhorar a eficiência técnica ao mesmo tempo que apresenta uma alternativa mais ecológica.

Nas categoria das Pequenas e Médias Empresas (PME), os têxteis terapêuticos da Barcelcom Têxteis marcam pela inovação. A empresa quase centenária sedeada em Barcelos desenvolveu uma peúga de compressão que tem funcionalidades de terapia e de reabilitação através da eletroestimulação. Esta peúga é utilizada principalmente por atletas e este mês viajou até à Rússia, onde está a ser utilizada por jogadores da seleção nacional durante Campeonato do Mundo de Futebol.

O Centro Hospitalar Santo André, de Leiria foi o premiado na categoria das Grandes Empresas, com o projeto desenvolvido na área da reabilitação e que dá resposta a uma das maiores causas de dor e incapacidade nos adultos em Portugal, as doenças crónicas. Numa parceria com os cuidados de saúde primários e com a empresa privada Sword Health, surgiu a plataforma Tele-reabilitação, que permite aos doentes fazer reabilitação em casa, através do um tablet, devolvendo-lhes autonomia. O Centro Hospitalar de Leiria é o primeiro hospital público a utilizar este tipo de tecnologia e quer mostrar que “o serviço público também pode inovar”.

Este reconhecimento dá aos vencedores a oportunidade de divulgarem o seu projeto com o apoio da NOS e dos meios de comunicação do Global Media Group. O Prémio Inovação NOS é uma parceria entre o Dinheiro Vivo, a TSF e a NOS e contou com a auditoria da Pwc.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: Carlos Manuel Martins/Global Imagens

Cláudia Azevedo. Quem é a mulher que vai mandar na Sonae?

Rui Rio e António Costa em conferência TSF

PSD vai abster-se na votação que altera leis laborais

O antigo ministro da Economia, Manuel Pinho, durante a sua audição na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, sobre o seu alegado relacionamento, enquanto Ministro da Economia e da Inovação, e o setor privado, Assembleia da República em Lisboa, 17 de julho de 2018. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Pinho: “Não tenho conhecimento de conversas entre Sócrates e Salgado”

Outros conteúdos GMG
Conheça os vencedores da 3ª edição do Prémio Inovação NOS