Tecnologia

Desinstale estas aplicações. Estão a ganhar dinheiro com os seus dados

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

As aplicações que estão a usar os dados dos utilizadores para ganhar dinheiro de forma ilícita têm centenas de milhões de downloads.

A empresa chinesa Cheetah Mobile é responsável por algumas das mais populares aplicações para o sistema operativo Android. Só a app Clean Master, que ajuda a gerir a memória RAM e interna dos smartphones, tem mais de mil milhões de downloads.

Agora uma reportagem da publicação BuzzFeed revela que várias aplicações da Cheetah Mobile estão a usar dados dos utilizadores para ganhar dinheiro de forma ilícita. Na prática, as apps da tecnológica chinesa estão a receber dinheiro por promoverem o download de outras apps, quando na realidade essa promoção não está a ser feita.

Leia também | 40 apps que tem mesmo de instalar no seu smartphone

As apps estão a enganar o sistema de referênciação da loja de conteúdos do Android para ficar com dinheiro que não é seu.

A maior comunidade de programadores do sistema operativo Android, chamada XDA Developers, aconselha os utilizadores a desinstalarem oito aplicações dos seus smartphones, incluindo uma que pertence a outra empresa chinesa, chamada Kika Tech. Fique a conhecer quais na galeria em cima.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
REUTERS/ Phil Noble

Empresas temem que brexit obrigue a despedimentos

Fotografia: Carlos Manuel Martins/Global Imagens)

Mais de 90% das famílias ganham com novas tabelas de IRS, mas pouco

Luís Manuel Moreira de Campos e Cunha, economista português, que foi Ministro das Finanças de Portugal, entrevistado da TSF.
Luís Manuel Moreira de Campos e Cunha
(Gerardo Santos / Global Imagens)

Luís Campos e Cunha: “A geringonça, do ponto de vista político, acabou”

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Desinstale estas aplicações. Estão a ganhar dinheiro com os seus dados