viagens

Estes foram os aeroportos mais movimentados da Europa em 2018

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Inglaterra, França ou Alemanha, quem recebe mais turistas?

Heathrow, em Londres, continua a ser o aeroporto mais movimentado da Europa. Com 80,102 milhões de passageiros em 2018, um aumento de 2,7% face ao ano anterior, recebeu praticamente oito milhões de passageiros mais do que o segundo classificado, o aeroporto Charles de Gaulle em Paris (72,229 milhões). Que é seguido, muito de perto, pelas infraestruturas portuárias de Amesterdão, Frankfurt e Istambul, separadas, entre si por quatro milhões de passageiros. Lisboa surge em 18º e o Porto em 48º. Faro ocupa a 58ª posição.

Comparativamente a 2017, o top 10 de aeroportos europeus em 2018 tem algumas surpresas. Munique, na Alemanha, com 46,253 milhões de passageiros, ascendeu à oitava posição, destronando o londrino Gatwick, que caiu para nono, com 46,075 milhões de utentes. E Moscovo subiu à 10ª posição, graças a um crescimento de 15,6% face a 2017, impulsionado pelo futebol. Recorde-se que a Rússia recebeu, o ano passado, o Campeonato Mundial de Futebol e, segundo a agência noticiosa russa, passaram pelo país mais de cinco milhões de visitantes, metade dos quais com viagem via Moscovo.

Leia também: Estas são as 20 companhias aéreas mais seguras do mundo. 11 voam em Portugal

O aeroporto de Barajas, em Madrid, registou o segundo maior crescimento percentual de passageiros no Top 10 aeroportuário, com um aumento de 8,4% para 57,891 milhões de utentes. Segue-se Frankfurt (+7,8%), Barcelona (+6,1%) e Istambul (+6%). A este propósito, a agência Bloomberg alerta para a recente entrada em funcionamento do novo aeroporto da capital turca, desenhado com a ambição de ser o maior do mundo, com capacidade para receber 90 milhões de passageiros em 2020, número que subirá para 200 milhões lá para 2027, e que constitui “a maior ameaça” à liderança de Heathrow, que só irá receber retirar benefícios do investimento de 22 mil milhões de euros numa terceira pista a partir de 2025.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Teste - Redação DV

Liberdade e sustentabilidade dos media, com ou sem apoio do governo?

Regime dos residentes não habituais garante isenção de IRS a quem recebe pensões do estrangeiro.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Primeiros 18 residentes não habituais prestes a perder benefício

Miguel Albuquerque, do PSD Madeira.

Projeção. PSD perde maioria absoluta na Madeira

Outros conteúdos GMG
Estes foram os aeroportos mais movimentados da Europa em 2018