Forbes

Forbes: As 10 portuguesas mais poderosas no mundo dos negócios

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Maria Ramos, presidente do banco Absa, lidera ranking da Forbes. Seguem-se-lhe as empresárias Paula Amorim e Cláudia Azevedo.

Maria Ramos, presidente do grupo financeiro sul-africano Absa, é a líder da lista das 20 mulheres portuguesas mais poderosas.

O ranking completo da Forbes Portugal é conhecido amanhã, quarta-feira, com a edição de novembro da revista. Para já, é divulgado o nome das dez portuguesas apontadas pela Forbes como as mais influentes no mundo dos negócios.

Maria Ramos, 59 anos, lidera o maior banco africano. O Absa conta subsidiárias em 12 países e mais de 40 mil funcionários. A economista e gestora de origem portuguesa, radicada na África do Sul desde criança, conduziu, em 2017, os destinos do banco durante o processo de venda da instituição antes detida pelo britânico Barclays. Antes do Absa, a esteve à frente da Transnet, grupo sul-africano de transportes e logística. Enquanto jovem, Ramos estudou Comércio e participou do movimento anti-apartheid.

Paula Amorim, presidente da Amorim Investimentos e Participações, é a número dois da lista da Forbes. A gestora de 46 anos é a chairman da petrolífera portuguesa Galp desde maio do ano passado, substituindo o pai, o falecido empresário Américo Amorim.

No terceiro lugar do ranking surge outra herdeira no mundo empresarial português, Cláudia Azevedo, gestora de 48 anos, à frente do universo Sonae.

Na lista sucedem-se Isabel Mota (4ª), presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Vaz (5ª), presidente do comité executivo do grupo Luz Saúde, e Ana Meneres de Mendonça (6ª), à frente da holding Promendo, que concentra as empresas de media e papel Cofina, Altri e F. Ramada.

Leia também: Família Azevedo regressa ao pódio dos mais ricos de Portugal

Na 7ª posição da lista das mais poderosas está Inês Caldeira, 39 anos, a dirigir a L’Oréal na Tailândia, e no 8ª lugar está Manuela Medeiros, 66 anos, fundadora da cadeia de acessórios de moda Parfois.

A 9ª posição é ocupada por Isabel Furtado, 57 anos, presidente-executiva do grupo têxtil TMG Automotive. Já no 10º lugar está Patrícia Bensaude, 80 anos, presidente do Grupo Bensaude.

A Forbes destaca que as escolhidas da lista “são líderes que moldam projetos à sua imagem, que deixam marca sem pedir licença, que gerem com brilhantismo milhões de euros e centenas de pessoas”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Frederico Varandas, presidente do Sporting.

(Filipe Amorim / Global Imagens)

Sporting vende créditos de contrato com a NOS por 65 milhões

Frederico Varandas, presidente do Sporting.

(Filipe Amorim / Global Imagens)

Sporting vende créditos de contrato com a NOS por 65 milhões

Cerimónia da assinatura da venda do Novo Banco à Lone Star, no Banco de Portugal. Luis Máximo dos Santos, Donald Quintin e Carlos Costa.

( Filipe Amorim / Global Imagens )

Máximo dos Santos: “Venda do Novo Banco evitou sério prejuízo”

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Forbes: As 10 portuguesas mais poderosas no mundo dos negócios