Telecomunicações

Furacão Lorenzo. 8% da rede móvel da Altice afectada nos Açores

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Às 10h a dona da Meo tinha três dezenas de sites da rede móvel inativos. NOS e Vodafone dizem ter serviços praticamente repostos

Menos de 10% da rede de móvel da Altice Portugal nos Açores tinha sido afetada pela passagem do furacão Lorenzo pelo arquipélago, segundo o balanço das 14h30 feito pela operadora. Mas até às 10h desta quarta-feira perto de três dezenas de sites móveis estavam inativos. A NOS diz que os serviços estão “repostos praticamente na totalidade”. E o mesmo diz a Vodafone.

Falha no fornecimento de energia e, nalguns casos, corte de transmissão por queda de árvores ou estruturas foram as principais causas dos problemas verificados com a rede da dona do Meo.

“A Altice Portugal regista essencialmente afetação na rede fixa e móvel nas ilhas das Flores e Pico, resultado do impacto em apenas 8% dos sites móveis que tem no Arquipélago dos Açores, ou seja, de 159 sites apenas 13 estão afetados. De notar que pelas 10h00 de hoje, perto de três dezenas de sites estavam inativos”, refere a operadora em comunicado.

Desde sexta-feira que a Altice Portugal ativou um gabinete de crise para monitorizar a passagem do furacão Lorenzo. No terreno tem no terreno mais de 150 técnicos e operacionais especializados, tendo, de acordo com a informação prestada pela companhia, sido já reposta a rede fixa e móvel em Santa Cruz das Flores; todos os sites TDT, “cuja afetação se deveu a falhas na energia”.

Foi ainda feita a “reposição imediata dos serviços do cabo submarino entre o Pico e a ilha de Santa Maria, através da redundância existente via cabo submarino do Faial, nunca tendo sido sentido qualquer impacto de serviço ou nos clientes”, garante a empresa.

NOS: serviços repostos quase na totalidade

“A passagem do Furação Lorenzo pelo Arquipélago os Açores, fez-se sentir de forma mais intensa em especial na ilha do Faial, embora sem grande impacto nos serviços da NOS”, adiantou fonte oficial da operadora.

“Os serviços estão repostos praticamente na totalidade, desde o final da manhã de hoje, graças ao reforço das equipas de prevenção no terreno e ao facto de terem sido ativados os nossos planos de contingência para situações de catástrofe natural”, refere a mesma fonte.

Vodafone: Praticamente tudo recuperado

Na rede Vodafone o furacão fez estragos no serviço móvel das ilhas das Flores, Corvo, Faial e Pico. “Desde as 15h45 praticamente tudo recuperado no Faial, Pico e São Jorge, onde chegaram a estar totalmente afetadas. O que está em baixo é acima de tudo devido a falhas de energia”, refere fonte oficial da Vodafone.

(notícia atualizada às 16h47 com ponto de situação da Vodafone )

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Alberto Souto de Miranda
(Gerardo Santos / Global Imagens)

Governo. “Participar no capital” dos CTT é via “em aberto”

Congresso APDC

“Temos um responsável da regulação que não regula”

Congresso APDC

Governo. Banda larga deve fazer parte do serviço universal

Outros conteúdos GMG
Furacão Lorenzo. 8% da rede móvel da Altice afectada nos Açores