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Heel Tread. Carros icónicos servem de inspiração a meias coloridas

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Marca já vende online para 19 países. BMW E30, Porsche RSR e Audi Quattro são os modelos mais procurados. A ambição é chegar ao 'top 5' do mundo

Quem disse que as meias de homem não podem ser coloridas e divertidas? A Heel Tread, marca 100% nacional incubada na Startup Lisboa, está apostada em provar que podem e desenvolveu uma coleção inspirada em alguns dos carros mais icónicos de todos os tempos. Modelos como o Ferrari 250 GTO, o Ford Mustang, o Mercedes Gullwing ou o Jaguar E-Type, entre muitos outros. A ambição é chegar, um dia, ao top 5 das marcas de meias coloridas mais vendidas em todo o mundo, a par dos “tubarões” do mercado, como a sueca Happy Socks ou a americana Stance.

A Heel Tread é uma parceria de Gonçalo Henriques e João Simões, amigos há mais de 20 anos, e que há muito pretendiam avançar com um projeto em comum. Estava já na calha, mas foi colocado em stand by para dar forma ao desenvolvimento de uma coleção de mais “meias giras sem bonecos”.
Formado em Engenharia e Gestão Industrial, Gonçalo Henriques trabalha há 15 anos na área da logística, do comércio e da indústria. E foi aí que surgiu a sua primeira grande ideia de negócio – o calçado costumizado -, que levou à criação da Undandy, em 2015. Uma experiência que se revelou determinante nesta nova aventura. João Simões, formado em Marketing e Comunicação, tem mais de 10 anos de experiência na criação e gestão de marcas. Em 2016, despediu-se para fazer tudo aquilo que andava a adiar, como viajar, para se dedicar à família e para avançar, então, com a parceria com Gonçalo.

A ideia surgiu no final de 2016. “Estava na Web Summit, em Lisboa, quando me apercebi que a maior parte dos oradores tinham meias coloridas, divertidas, com padrões e fui pesquisar”, explica o gestor. Descobriu que este é um mercado “muito polarizado”, mas com pouca oferta. “Tirando a sueca Happy Socks e a americana Stance, tudo o que há é muito juvenil. Para homem, há pintas e riscas e pouco mais do que isso”, refere. Estava dado o mote para a Heel Tread, o objetivo era produzir “meias giras sem bonecos”. “As meias são os substitutos das gravatas. Já ‘ninguém’ usa gravata e a forma de dar um toque diferente num guarda-roupa mais tradicional é usar umas meias coloridas”, diz Gonçalo.

O primeiro passo foi encontrar uma fábrica e a My Dara International, na Lousã, revelou-se o parceiro certo. “Pedimos ajuda à Associação Têxtil e Vestuário de Portugal que nos enviou uma lista e não se preocupou mais com o assunto. Depois de muitos contactos e mais de 20 visitas, em que toda a gente me dizia que não, porque precisava de fazer 18 mil pares ou ter um prazo de entrega de seis meses, esta fábrica da Lousã achou graça à ideia e demonstrou ter a flexibilidade necessária para nos permitir fazer pequenas séries para testarmos o conceito.

Gonçalo e João tiveram sorte, porque apanharam a My Dara numa fase de mudança. “Somos uma empresa especializada no fabrico de collants, que é um produto muito sazonal, o que nos levou a apostar nas meias e peúgas como forma de diversificar a produção. E esta parceria com a Heel Tread tem sido um sucesso e tem-nos dado ideias para desenvolvermos novos produtos”, explica Carlos Martins, o responsável da fábrica que fatura 1,7 milhões de euros, 70% dos quais com collants. A empresa está a investir mais de 300 mil euros na compra de equipamentos para o desenvolvimento destes novos produtos, apostando em inovação, com a criação de meias de desporto e meias térmicas, entre outras.

Em outubro de 2017 a My Dara fez a primeira produção das meias Heel Tread, de 600 pares, para testar o conceito. O Natal, e sobretudo a criação da loja online, no início de dezembro, consolidou a convicção do interesse do mercado. Em janeiro, nova encomenda, já de 1500 pares, número que subiu para 7000 na compra de abril. Hoje, a marca está presente em 14 pontos de vendas em Lisboa, Porto e Aveiro, onde atrai, sobretudo, os turistas, mas a maioria das suas vendas é feita através da internet, chegando já a 19 mercados distintos, com especial destaque para os países do centro e norte da Europa, onde começam, também, a ter clientes retalhistas.

A nova coleção está a ser desenvolvida, mas vai, para já, centrar-se, ainda, nos carros. “A ideia é que, no futuro, alarguemos o design a outras paixões. Não sei se serão motas, aviões, barcos ou música. Há uma série de inspirações que podemos usar e que ajudam a que as nossas meias sejam, também, um produto colecionável”, diz João Simões, que tem a seu cargo o design. A ideia é sempre “pegar em pormenores e desconstruí-los” num padrão colorido. O BMW E30, o Porsche RSR e o Audi Quattro são os modelos mais vendidos.

Gonçalo e João esperam, este ano, faturar 300 mil euros, 95% dos quais nos mercados internacionais. “Os portugueses não compram este tipo de produto. Não é uma questão de preço, porque estamos alinhados com o mercado, é uma questão de cultura”, afirma João Simões. “Nunca fomos muito aventureiros em termos de moda”, concorda Gonçalo. Mas está a mudar. “Há uma loja nas Amoreiras que nos diz que há muitos miúdos dos colégios em volta a comprar e fazer coleção. Como usam fardas, acaba por ser a única forma de se expressarem”, diz. E embora os modelos da Heel Tread estejam disponíveis, também, em tamanho de senhora, continuam a ser os homens os grandes clientes.

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