Tecnologia

A realidade da Internet das Coisas testada no congresso de Barcelona

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Barcelona acolhe, entre hoje e quinta feira, o IoT Solutions World Congress, onde estão a decorrer 11 demonstrações reais de Internet das Coisas. Há um barco verdadeiro, uma cidade em miniatura e demonstrações de edifícios inteligentes

Começou hoje o congresso mundial de Internet das Coisas em Barcelona, apesar da greve geral que reduziu os vários transportes públicos e impediu muitos de chegarem ao recinto da Fira Barcelona Gran Via. Estando integrado na Semana da Indústria de Barcelona, o IoT Solutions World Congress junta até quinta-feira várias empresas e especialistas internacionais em internet industrial e em blockchain, que este ano terá o seu próprio fórum dentro do evento.

São 240 as empresas participantes, mais 30% do que no ano passado, bem como cerca de 250 oradores que analisam a aplicação real destas tecnologias que permitem que cada vez mais objetos estejam ligados à internet.

Quem visita esta mostra gigantesca pode assistir a várias demonstrações em tempo real, ou testbeds, feitas por empresas líder, como a ABB, Accenture Digital, Deloitte, Google Cloud, Microsoft, SAS, Schneider Electric e Vodafone, por exemplo. São 11 soluções ou espaços de experiência num ambiente que simula as condições reais.

Há um barco de recreio verdadeiro no centro da exposição, onde se explica como funciona uma solução dirigida aos proprietários de embarcações que lhes permite gerir à distância detalhes como o número de horas que o técnico de manutenção levou a fazer o serviço ou os níveis de energia.

Noutra zona do recinto está montada uma cidade inteligente em miniatura, da distribuição agrícola à gestão de parques de estacionamento, passando pela contagem de pessoas num centro comercial. Outros stands apresentam robots que inspecionam plataformas petrolíferas ou ecossistemas de gestão de edifícios verdes. Estes imóveis, além de serem sustentáveis, deixam as pessoas que lá trabalham relaxadas. A prevenção de ciberataques está também no centro destes testes reais.

O enfoque está em seis setores principais: produção, energia e utilities, transportes interconectados, construção e infraestruturas, saúde, e industria.

A quem pense visitar este certame, a organização já veio informar que tudo decorrerá normalmente nestes três dias apesar da greve geral decretada pelo governo da Catalunha que está a afetar os transportes na cidade.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

A realidade da Internet das Coisas testada no congresso de Barcelona