Distribuição

Lidl entra na moda com Heidi Klum

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Modelo alemã vai assinar nova coleção de roupa feminina para o Lidl. Coleção chega às lojas ainda este ano e inaugura conceito Lidl Fashion Week.

“Na moda um dia estás in, no outro dia estás out”, já dizia a modelo Heidi Klum. E como o Lidl quer estar in no têxtil, segmento que tem vindo a crescer na grande distribuição, a cadeia alemã anunciou um acordo com a apresentadora do programa Project Runway para o lançamento de uma coleção de moda feminina. Até ao final do ano Esmara, by Heidi Klum chega às lojas Lidl e a Portugal.

Venda de roupa no Lidl não é novidade, já que há muito que a cadeia, à semelhança de outros concorrentes, tem esta oferta em loja. Mas com este acordo o Lidl quer dar um passo em frente. A coleção com Heidi Klum “marca a nossa primeira incursão no mundo das coleções em parceria com estilistas e a nossa mudança de um retalhista que tem uma oferta têxtil para um retalhista que marca passos no mundo da moda”, justifica Bruno Pereira, diretor-geral de compras do Lidl Portugal, em declarações ao Dinheiro Vivo. E para isso a cadeia alemã escolheu a modelo, que já assinou várias coleções, tendo inclusive em 2015 lançado uma coleção de roupa íntima exclusiva para a norte-americana Macy’s.

Vendas de roupa em supermercados em crescimento

A mudança visa cativar um número crescente de consumidoras que optam por comprar a sua roupa nos supermercados. Em Espanha, um estudo da Kantar Worldpanel encomendado pelo Lidl, apontava que 50% das mulheres comprava vestuário na mesma loja onde abastecia a arrecadação de fruta ou massa. Em Espanha, o têxtil já representava 10% das vendas da cadeia segundo a imprensa espanhola.

Bruno Pereira não revela peso das vendas desta oferta no Lidl Portugal, mas fala em “crescimento gradual do interesse da parte do público (tanto mulheres como homens) na nossa oferta têxtil”.

“Se no início da nossa comercialização de roupa poderia haver alguma desconfiança acerca da oferta, hoje podemos dizer que os nossos consumidores confiam na qualidade dos nossos produtos e são fãs dos preços acessíveis que praticamos, existindo um interesse crescente a cada lançamento de coleções que fazemos”, diz Bruno Pereira. Para isso, “não terá sido alheio o nosso investimento contínuo na melhoria das roupas, na aposta em tendências marcantes a nível global e, na adaptação dos tamanhos das roupas às especificidades de mercado”, reforça.

No mercado a marca já comercializa as marcas Esmara (feminino), Livergy (masculino), Pepperts (infantil) e Lupilu (bebé), tendo promovido a oferta têxtil em campanhas de comunicação com alguma regularidade. Em 2014, por exemplo, o catálogo do Lidl foi fotografado em Lisboa e distribuído em mercados como Itália, Irlanda, Croácia, Grécia, entre outros.
Um dinamismo que parece ter passado também pelo Lidl. “De acordo com um estudo da Kantar Worldpanel, para a APED, sobre o sector do vestuário, o Lidl Portugal registou em 2016 a quota de mercado em volume mais elevada no âmbito das lojas alimentares – 6,7%. Foi também a insígnia cuja quota de mercado mais cresceu nesse ano: 1,4%”, diz o diretor-geral de compras do Lidl.
O novo passo do Lidl: vestuário com assinatura
A nova coleção com Heidi Klum vai dar início ao projeto Lidl Fashion Week. Trata-se de “uma plataforma de vendas a longo prazo onde disponibilizaremos a nossa gama global ao nível da moda”, explica Bruno Pereira. As ações irão decorrer “várias vezes ao ano, em simultâneo nos vários países onde o Lidl tem presença, apresentando coleções trendy e exclusivas a preços bastante competitivos”.
A coleção feminina criada pela modelo alemã será lançada “ainda no decorrer deste ano”. “Foi desenhada para apelar a toda a gente, especialmente àqueles que têm gosto pela área de moda mas não querem/não podem gastar muito dinheiro com isso”, diz Bruno Pereira. “Queremos naturalmente chegar a novos consumidores e despertar-lhes o interesse para a nossa oferta”, diz.
Por agora, a cadeia está a trabalhar com a co-jurada no concurso America’s Got Talent, mas não põe de lado futuras colaborações com outros estilistas. “Porque não? O nosso único requisito é que a pessoa em causa se identifique com os valores da nossa marca.” Quanto a coleções dirigidas a um público masculino ou outros públicos-alvo “só o futuro dirá”.
A nova aposta vai implicar no entanto mudanças nas lojas. “Haverão diferenças no que toca à apresentação na nossa zona de têxtil, até porque esta coleção está ligada ao novo conceito que inaugura também com o lançamento da coleção Esmara by Heidi Klum: a Lidl Fashion Week. Esta terá uma apresentação diferente daquela que os nossos consumidores se habituaram a ver nas nossas lojas, mas em linha com o que é nosso costume”, admite Bruno Pereira.
Fornecedores nacionais no têxtil?
Em Portugal, os produtores nacionais têm vindo a fornecer o Lidl em algumas categorias de produto, como frescos, carne e peixe, tendo inclusive a marca exportado o ano passado 70 milhões em produtos nacionais para as lojas da cadeia alemã para diversos mercados. Não é o caso do têxtil. “As nossas coleções são encomendadas a nível internacional para todos os países Lidl, o que nos permite encomendar uma maior quantidade e assim oferecer um preço competitivo sem descurar a qualidade das peças apresentadas”, diz o diretor-geral de compras do Lidl Portugal.
“No caso das coleções internacionais, como esta desenhada pela Heid Klum, não existem planos para mudar a produção para Portugal. De qualquer forma, não excluímos vir a trabalhar com fornecedores nacionais em outras ocasiões que se revelem oportunas”.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

RODRIGO ANTUNES / LUSA

Governo reúne motoristas e patrões em nova maratona de “intransigências”

Posto de abastecimento de combustíveis REPA (Rede Estratégica de Postos de Abastecimento) no Porto (ESTELA SILVA/LUSA)

Revendedores de combustíveis esperam acordo “o mais brevemente possível”

Outros conteúdos GMG
Lidl entra na moda com Heidi Klum