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Massimo Dutti abre flagship num palacete romântico com ‘espelhos mágicos’

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Marca da Inditex aposta na tecnologia para oferecer nova experiência de compra aos clientes. Nova flagship Massimo Dutti está na Avenida da Liberdade

A Massimo Dutti abriu uma nova flagship store na Avenida da Liberdade, onde um edifício histórico foi reconvertido para acolher loja da marca que avança com algumas das propostas de inovação, como provadores interativos, para dar uma nova experiência de compra diferenciada aos clientes da marca da Inditex.

Um palacete romântico de final do século XIX, no 193º da Avenida da Liberdade, foi reconvertido com o projeto de arquitetura do Estúdio Lázaro Rosa-Violán, que assegurou o design de interiores, em colaboração com a Anoche (controlo de iluminação) e Jesús Moraine, que tratou do projeto de paisagismo.

“Todos eles trabalharam em conjunto com as equipas internas da marca, para apresentar um novo projeto, que reafirma a Massimo Dutti como uma das referências internacionais no retail. Trata-se de um projeto único, que faz sentido na história da marca em Portugal, e no tipo de edifício que a loja ocupa”, comenta Pedro Vidigal, Head of Marketing & Communications da Inditex Portugal, ao Dinheiro Vivo. A empresa não adiantou valores de investimento nesta reconversão do espaço.

No interior da loja, criou-se um livraria em colaboração com a editora alemã Taschen, para a exposição e venda de uma coleção de livros sobre moda e design.”Esta colaboração especial, surgiu através de uma preocupação de ambas as marcas, para gerar uma experiência adicional aos clientes da Massimo Dutti. É uma colaboração pontual, que ocorreu apenas em duas lojas: Munique e Lisboa, pela sua estrutura e estilo de design de interior. Em ambas as ocasiões, ambas as marcas queriam criar uma colaboração única”, refere o responsável.

Espelhos mágicos e scan & go

A nova loja também apresenta uma proposta de experiência de compra diferenciada, com recurso às tecnologias.

“A cada ano, a marca opta por renovar-se e continuar a surpreender, sempre como primeiro objetivo, responder às necessidades dos nossos clientes. A criação de novos espaços comerciais e a renovação de imagem dos nossos pontos de venda é sempre uma premissa para a marca. Sempre na vanguarda da união entre moda e tecnologia, a Massimo Dutti continua com uma clara intenção de oferecer novas experiência de compra, a partir da inovação, adaptando-se às novas necessidades dos clientes”, refere Pedro Vidigal.

Da oferta da loja fazem parte provadores interativos. “No momento em que o cliente chega ao provador, a informação sobre as peças é automaticamente digitalizada e exibida no ecrã do provador. Através de ecrãs táteis localizados nos provadores, o cliente pode consultar os dados sobre as peças escolhidas ou solicitar uma peça num tamanho diferente. Os ecrãs dispõem da tecnologia Visual Search que sugere peças complementares ou alternativas das peças selecionadas”, descreve Head of Marketing & Communications da Inditex Portugal.

O cliente também tem disponível a opção scan & shop, em que pode digitalizar os produtos em loja a partir da aplicação da marca, colocá-los diretamente no cesto de compras online com entrega no local mais conveniente.

E numa lógica de aproximação das lojas físicas ao canal de venda online, os clientes da marca podem ainda reservar artigo na aplicação da marca e levantá-los na loja mais conveniente. “Todos os funcionários contam com dispositivos móveis para que, em caso do artigo não estar disponível em loja, será possível adquiri-lo online desde o próprio estabelecimento e de receber o pedido em 48h na mesma loja ou na direção desejada”, reforça Pedro Vidigal.

“A Inditex aposta por um modelo integrado de lojas físicas e online, que permite aos nossos clientes, aproximarem-se das nossas marcas da maneira mais conveniente para eles, em cada momento. Desta forma, os nossos clientes podem fazer as suas compras online e levantá-las numa loja selecionada, ou solicitar a compra de um artigo na própria loja e enviá-lo para a sua morada”, sintetiza.

O ano passado, lembra o Head of Marketing & Communications da Inditex Portugal, “10% das vendas totais do Grupo, foram geradas através do online, 12% se tivermos apenas em conta, os mercados onde as marcas da Inditex têm presença online. Relativamente ao ano anterior, houve um aumento de 43%.”

“Para o ano de 2019, não fazemos qualquer previsão”, diz.

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