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Mel Jewel. Para quem se quer apaixonar por joias “doces e sedutoras”

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A nova marca de joalharia, criada a norte por Luísa e Marta, chega já aos EUA, Coreia do Sul ou o Vietname. São peças de mulheres para mulheres

Are you ready to fall in love? A frase acompanha cada peça da Mel Jewel, marca de joalharia “sedutora, moderna e elegante”, da responsabilidade de Luísa Pedroso e Marta Cabido Sá. Este foi o teaser usado nas redes sociais, em setembro de 2016, para o lançamento da marca, que chega já a mercados tão distantes como os Estados Unidos ou a Coreia do Sul. E que continua, diariamente, a desafiar os clientes a deixarem-se apaixonar pelos seus artigos. O lema vai inscrito no interior dos pequenos sacos onde cada joia é enviada, mas, também, no postal que acompanha a encomenda. Uma “pequena atenção” para que esta paixão possa ser partilhada com quem mais se gosta.

Luísa Pedroso trocou a Faculdade de Engenharia pela Escola Superior de Artes e Design, onde fez o curso de Design de Joalharia. Conheceu Marta Cabido Sá, designer de comunicação, numa das várias empresas em que trabalhou e a amizade deu lugar à vontade de avançarem com um projeto conjunto. No fundo, tornar realidade o sonho de uma vida. Mas não foi fácil “Levamos dois anos a ganhar coragem para arriscarmos”, diz Marta Cabido Sá.

Tomada a decisão, oito meses depois estava criada a Mel Jewel. O investimento de arranque, na ordem dos três mil euros, foi feito com recurso a capitais próprios, mas o caminho foi facilitado porque Luísa Pedroso tinha já uma oficina montada. “À medida que me fui apaixonando pela joalharia, em cada Natal ou aniversário, a minha família oferecia-me livros, máquinas, ferramentas diversas. Foram 16 a construir este pequeno espólio, um cantinho meu, muito especial, mas que estava em standby porque tinha contratos de exclusividade nas empresas em que trabalhei”.

Escolher o nome foi o primeiro desafio, porque o objetivo era criar uma marca para o mundo. “Comecei por escrever jewel e percebi que, olhando para ela invertida, num espelho, tinha a palavra mel, uma designação curta e fácil de pronunciar noutras línguas, e que nos remete para doçura, como se quer que a joalharia seja”, explica Marta Cabido Sá. Além disso, é a soma da inicial de cada uma das fundadoras: Marta e Luísa.

Em prata 925, com banho de ródio (metal precioso da família da platina, extremamente brilhante e com grande resistência, que evita a oxidação da prata), ou em ouro de 19 quilates, a Mel apresenta “peças intemporais” porque “uma joia é para sempre”. E porque é uma marca de mulheres para mulheres, cada coleção destaca-se por uma “linguagem distinta” e assume o nome de uma mulher que influenciou as suas criadoras, como Anna, Ella, Grace, Harper, Jane, Louise, Margaret ou Olivia. Mas há, também, a coleção de anéis de noivado, a Marry Me, ou os colares da Cool Gang, dedicados às mães. O desenho, conceptualizando e protótipos são feitos na oficina da empresa e, depois, a produção final é subcontratada a artesãos de Gondomar. A Mel Jewel está à venda em cinco espaços comerciais em Portugal – a Loja de Serralves e a Minty Square, no Porto, a 39A Concept Store e a Hay Carmo, em Lisboa, e a Cais à Porta, em Aveiro, bem como na loja online da marca, através da qual já chegou à Coreia do Sul, Vietname, Estónia e à Holanda. Nos Estados Unidos é vendida em ark+nomad, e, no Reino Unido na NEO by Lena. Em breve, Luísa e Marta admitem começar a marcar presença em feiras internacionais.

Mel Jewel ° Criada por Luísa Pedroso e Marta Cabido Sá, são joias produzidas artesanalmente. Um anel de prata da coleção Ella é a peça mais barata (20 euros). Um anel de noivado, em ouro branco e pedras preciosas, é a mais cara: 550 euros.

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