mercado automóvel

Portugueses compraram mais carros de luxo em 2018

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Vendidos 980 automóveis acima dos 100 000 euros. Donos são executivos e empresários com mais de 50 anos.

Os portugueses compraram mais carros de luxo no ano passado. Foram registados 980 automóveis que custaram pelo menos 100 mil euros, ou seja, mais 15,3% face a 2017, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP). Mercedes, BMW e Porsche – por esta ordem – são as marcas preferidas por este tipo de consumidores, sejam portugueses ou estrangeiros.

“Neste nicho de mercado, há alguns veículos comprados em Portugal mas que depois são exportados para outros países, sobretudo para fora da União Europeia”, assinala Helder Pedro, secretário-geral da ACAP.

O mercado doméstico, ainda assim, representa boa parte das vendas. São sobretudo os homens empresários e executivos, com mais de 50 anos, que compram estes automóveis, segundo os responsáveis das marcas mais vendidas. Estes veículos, sobretudo na Mercedes, também servem para transportar pessoal das embaixadas, garantiu fonte oficial.

A marca de Estugarda, graças a esta ajuda, reforçou no ano passado o primeiro lugar nas vendas dos carros de luxo, com 359 unidades vendidas, mais 50 do que em 2017.

Leia mais: Portugueses estão a pôr mais carros a gasóleo à venda

A BMW ficou na segunda posição, embora tenha vendido menos três carros (259 contra 262) deste segmento na comparação entre 2017 e 2018.

A Porsche cimentou o terceiro lugar, com o registo de 113 automóveis, mais 38 do que em 2017. Os números, no entanto, pecam por defeito porque “não foram contabilizados os dados de todas as concessões”, refere esta marca alemã.

Leia mais: 98% dos carros feitos na Europa têm peças made in Portugal

Porto e Lisboa são as cidades onde se registaram mais compras, embora com perfis diferentes. “As grandes empresas compram sobretudo na capital; no Norte, este mercado é das pequenas e médias empresas”, sustenta fonte da SIVA.

Destaques

Gasóleo de eleição
Mais de 57% dos carros de luxo têm um motor a gasóleo, enquanto os veículos a gasolina são 28%. Mas já 14% dos veículos são híbridos ou elétricos.

Berlinas preferidas
As berlinas são as carroçarias preferidas no mundo dos carros de luxo, tendo representado quase 48% das vendas. Em segundo lugar surgem os coupés.

Mercedes CLS no topo
O coupé Mercedes CLS foi o modelo de luxo mais comprado em Portugal no ano passado, com 171 unidades registadas. Em segundo lugar, ficou a berlina Classe S, também da Mercedes, com 148 registos, segundo a ACAP.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Miguel Gil Mata,  presidente executivo, da Sonae Capital, nos estúdios da TSF.
Foto: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Sonae reduz portefólio Imobiliário e investe em Energia

Fotografia: DR

Elliott quer EDP nas renováveis. Mas tem forçado vendas nos EUA

. Peruvian Presidency/Handout via REUTERS

Peru, um milagre económico à espera de ser descoberto

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Portugueses compraram mais carros de luxo em 2018