Tecnologia

Se tem estas aplicações, apague-as. A Google fez o mesmo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Aplicações são maliciosas e tanto rederecionam os utilizadores para sites de phishing, como acedem às suas fotografias.

A Google fez mais uma ‘limpeza’ na loja de aplicações do sistema operativo Android. Desta vez foram removidas 29 aplicações maliciosas que em conjunto tinham mais de quatro milhões de downloads.

O alerta foi dado pela empresa TrendMicro, que revela que algumas destas aplicações tinham comportamentos avançados: uma destas apps escondia o seu ícone assim que o utilizador executava o serviço, o que tornava mais difícil eliminar a aplicação.

Estas aplicações tinham ligações a servidores de anúncios maliciosos, mostrando publicidade de conteúdos para adultos às vítimas, como em alguns casos também podiam resultar na instalação de apps maliciosas sem que a pessoa soubesse.

Veja também | 40 aplicações que tem mesmo de instalar no seu smartphone

“Dado que muitas destas aplicações maliciosas esforçam-se para parecer o mais legítimas possível, os utilizadores devem sempre investigar a legitimidade das apps. Um bom método é olhar para as classificações dadas por outros utilizadores. Se os comentários mencionarem comportamentos suspeitos, talvez seja uma boa ideia abster-se de descarregar a app”, aconselha a TrendMicro.

Na galeria em cima vai encontrar o nome das 29 aplicações que foram removidas pela Google, assim como o nome técnico do pacote de instalação que as mesmas podem ter no smartphone [caso decida usar um explorador de ficheiros para localizar estas apps].

Veja mais sobre tecnologia em insider.dn.pt

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
dbrs-1060x594

DBRS mantém rating de Portugal em ‘BBB’ e perspetiva estável

O primeiro-ministro, António Costa, intervém durante a cerimónia de assinatura de declaração de compromisso de parceria para Reforço Excecional dos Serviços Sociais e de Saúde e lançamento do programa PARES 3.0, no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em Lisboa, 19 de agosto de 2020. ANDRÉ KOSTERS/LUSA

“Na próxima semana podemos chegar aos 1000 casos por dia”, avisa Costa

App Stayaway covid

App Stayaway Covid perto do milhão de downloads. 46 infetados enviaram alertas

Se tem estas aplicações, apague-as. A Google fez o mesmo