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Sopa no Pão muda de imagem e está de olho em Espanha

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Cadeia de restauração muda de imagem e quer expandir por via de franchising. Espanha está na mira.

A Sopa no Pão mudou de imagem e quer expandir a cadeia de restaurantes, bem como a oferta de food trucks e bike soups através do franchising. Espanha está na mira.

Fundada em 2017 por dois amigos alemães, a cadeia propõe sopas ou pratos servidos em taças de pão alentejano, como a Sopa da Pedra ou Cozido à Portuguesa, mas também pratos internacionais, como o Goulash Húngaro, Feijoada à Brasileira, Caril de Peixe ou Chilli.

Neste momento, já com três restaurantes, dois em Lisboa e um em Oeiras, Sopa no Pão quer expandir a sua rede através do franchising, já com um objetivo de internacionalização do conceito. Chegar a Espanha é um objetivo.

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“Portugal tem capacidade para cerca de 20 a 30 restaurantes e Espanha para 50”, adianta Philipp Wernze, um dos sócios-gerente, da cadeira de restaurantes Sopa no Pão, ao Dinheiro Vivo.

Uma aposta que implicará um investimento de 90 mil euros, para espaços com 60m2, e de 125 mil euros, para restaurantes com 100 m2, refere o responsável.

A cadeia quer ainda apostar nos eventos corporativos ou de street food tendo para isso dois conceitos de food trucks ou bike soups, ofertas que estão igualmente disponíveis para franchising.

“A exclusividade e a funcionalidade do conceito único, a fácil operacionalidade pode ser refletido no baixo rendimento por se trabalhar em espaços pequenos a partir de 20m2, como microentidades e oportunidades de franchising”, refere Philipp Wernze. “Podemos comprovar, pelo evento onde a Sopa no Pão participou, The European Street Food Awards e ganhou o Prémio no Estoril – em abril de 2018”, diz.

O investimento oscila entre 25 mil euros (Bike Soups) a 90 mil euros (Food Trucks).

Rebranding no segundo ano

A agência Lisbon Project assina o projeto de rebranding. “As cores são mais suaves e contrastantes, inspiradas em tons da natureza, para criar uma atmosfera vibrante e envolvente, indicada para espaços de restauração, e que ao mesmo tempo enquadrem a frescura dos produtos orgânicos e naturais, utilizados na confeção dos pratos do restaurante”, descreve a cadeia em nota de imprensa.

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Foram também criadas ilustrações originais, “que remetem paras as cores e sabores da marca, garantindo o seu reconhecimento imediato e criando uma linha gráfica dinâmica, com grande impacto”, referem.

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