eletricidade

Galp volta à venda de eletricidade e gás natural em Espanha

Carlos Gomes da Silva, presidente executivo da Galp. Foto: D.R.
Carlos Gomes da Silva, presidente executivo da Galp. Foto: D.R.

Empresa liderada por Carlos Gomes da Silva comprou uma participação de 25% na empresa Podo.

A Galp vai voltar à venda de eletricidade e gás natural em Espanha. A empresa liderada por Carlos Gomes da Silva comprou uma participação de 25% na empresa Podo, adiantou na terça-feira o jornal El Independiente. Contactada pelo Dinheiro Vivo, fonte oficial da Galp confirma a parceria, sem adiantar mais pormenores.

A aquisição de um quarto do capital da Podo enquadra-se numa aliança estratégica com esta empresa espanhola, que conta com Joaquín Coronado, ex-diretor geral da EDP, como um dos administradores. A Galp vai fornecer gás natural à empresa do país vizinho e também vai ter um assento no conselho de administração, que será ocupado por Miguel Gil, o diretor geral da unidade de gás natural e eletricidade em Espanha.

A Podo vai apostar na venda conjunta de gás natural e eletricidade ou apenas de eletricidade, onde existe um “grande potencial de crescimento”, de acordo com a informação dada por fontes financeiras a esta publicação espanhola. Fora dos planos está a comercialização de gás natural de forma isolada.

A energética espanhola, até agora, apenas vendia eletricidade a particulares e pequenas e médias empresas.

A compra de 25% do capital da Podo marca o regresso da Galp à venda de eletricidade e gás natural em Espanha. Em 2015, a petrolífera portuguesa vendeu estas atividades à Endesa. Esta operação custou, na altura, 34,7 milhões de euros.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
ANDRÉ AREIAS/LUSA

Autoeuropa envia centenas de carros para Leixões e Espanha para escoar produção

REUTERS/Darren Staples

Vários ministros britânicos apresentam demissão

REUTERS/Vincent Kessler - RC1E65178DF0

“As eleições europeias vão sofrer muito com o fenómeno das fake news”

Outros conteúdos GMG
Galp volta à venda de eletricidade e gás natural em Espanha