mobilidade

Geely e Mercedes vão investir 780 milhões na criação de veículos elétricos

REUTERS/Michaela Rehle
REUTERS/Michaela Rehle

A Geely, dona da Volvo, e a Mercedes anunciaram um investimento conjunto de 780 milhões de dólares, dedicado à área dos veículos elétricos.

A Geely, dona da Volvo, e a Mercedes-Benz anunciaram um investimento conjunto de 780 milhões de dólares, que será dedicado ao desenvolvimento de veículos elétricos.

As duas empresas anunciaram a joint venture esta quarta-feira, noticia a agência Reuters. As fabricantes de automóveis vão dedicar 780 milhões de dólares (cerca de 700 milhões de euros) à criação de um veículo “premium, inteligente e elétrico”, que será desenvolvido sob a alçada da Smart, uma das marcas do grupo Mercedes.

Esta joint venture, que ficará sediada na China, já terá recebido a aprovação dos reguladores de mercado, notam as empresas no comunicado conjunto.

Segundo a informação avançada, este novo veículo focado na mobilidade elétrica será desenvolvido aproveitando as capacidades de manufatura na China e as operações de vendas na China e Alemanha.

O investimento, que será feito em partes iguais, implica ainda que desenvolvimento a nível de engenharia fique a cargo do grupo Geely e que o design e aspeto do veículo seja feito pela Mercedes.

Atualmente, o grupo Geely é dono da marca de automóveis Volvo, comprada em 2010 à americana Ford. A chinesa Geely é também dona de uma participação de 9,7% na Daimler, a empresa-mãe da Mercedes. É também desde 2018, ano da aquisição dessa participação, que as duas empresas estão juntas no desenvolvimento de um serviço de mobilidade na China, criado com o intuito de competir com o domínio do serviço Didi naquele mercado.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Mário Centeno 
(EPA-EFE/PATRICIA DE MELO MOREIRA)

Lentidão nos reembolsos fazem disparar IRS em plena crise

Fotografia: José Sena Goulão/Lusa

Costa. Plano de rotas da TAP “não tem credibilidade”

portugal covid 19 coronavirus

1342 mortos e 31007 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Geely e Mercedes vão investir 780 milhões na criação de veículos elétricos