Gigante das autoestradas. Luz verde à OPA da Atlantia sobre Abertis

Com a concretização da operação será criado um gigante mundial no setor das autoestradas, com cerca de 14.000 quilómetros de autoestradas.

A Comissão Nacional do Mercado de Valores espanhola (CNMV) deu luz verde à oferta pública de aquisição (OPA) lançada pela empresa italiana de construção de autoestradas e aeroportos Atlantia ao grupo espanhol Abertis, noticiou hoje o jornal Expansión. O regulador aprovou a operação que consiste numa oferta de compra sobre a Abertis que avalia o grupo em mais de 16.200 milhões de euros.

 

Diz o Expansión que o grupo Atlantia oferece 16,5 euros por ação, numa combinação de ações próprias e dinheiro. O grupo Atlantia dará agora 30 dias para a aceitação da OPA. A CNMV anunciou em comunicado que decidiu "autorizar a oferta pública voluntária de aquisição de 990.381.308 ações da Abertis Infraestructuras, S.A. que compõem 100% do seu capital social".

Entretanto, o concorrente grupo ACS também confirmou que está a estudar uma contra proposta de aquisição à Abertis, mas até agora não apresentou nenhuma oferta formal. De acordo com as regras da CNMV, o grupo ACS terá até cinco dias antes do fim do período de aceitação (que termina em novembro) para apresentar a sua contra OPA. Por seu lado, a Atlantia também terá até esse momento a oportunidade de melhorar a oferta já apresentada.

Com a concretização da operação de integração entre as duas empresas será criado um gigante mundial no setor das autoestradas, com mais de 10.000 milhões de euros de lucros anuais e cerca de 14.000 quilómetros de autoestradas com portagens espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina. O seu valor em Bolsa poderia ultrapassar os 35.000 milhões de euros.

 

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de