Glaxo e Pfizer unem-se para criar uma nova empresa avaliada em milhões

A GlaxoSmithKline chegou a acordo para criar uma 'joint venture' com a Pfizer, um negócios de milhões.

É o mais recente negócio no setor farmacêutico. A britânica GlaxoSmithKline (GSK) chegou a acordo com a norte-americana Pfizer para criarem uma empresa conjunta ('joint venture') precisamente na área farmacêutica, de acordo com a Bloomberg. A empresa britânica terá uma posição maioritária de 68% nesta 'joint venture'. O negócio que estará avaliado em torno de 12,7 mil milhões de dólares, mais de 11,1 mil milhões de euros no câmbio atual. A expectativa é que esta nova empresa vá entrar em bolsa dentro de três anos.

Esta operação vai criar a maior fornecedor de medicamentos de venda livre, ficando com uma quota de mercado de 7,3%, à frente do segundo concorrente que tem uma quota de 4,1%. O The Guardian escreve que esta nova companhia vai ser líder em áreas como: alívio de dores, suplementos vitamínicos, saúde digestiva, cuidados de pele e saúde oral. Com a conclusão do negócio, a GlaxoSmithKline vai dividir-se em duas: uma companhia focada no consumidor e outra em medicamento e vacinas.

Emma Walmsley, CEO da GSK, disse: “em última análise, o nosso objetivo é criar duas excecionais empresas mundiais sediadas no Reino Unido, com uma estrutura de capital apropriada, que estejam ambas bem posicionadas para apresentar resultados aos acionistas e benefícios significativos aos pacientes e consumidores”.

“Dada a nossa intenção futura de separar

, a transação representa também um caminho em frente para a GSK criar uma nova empresa global de medicamentos/vacinas, com uma abordagem à I&D focada na ciência relacionada com o sistema imunitário, uso de genética e tecnologias mais avançadas, e uma nova empresa líder em produtos de consumo na área dos cuidados de saúde”, disse ainda citada pelo The Guardian.

As ações da GSK estão em forte alta na bolsa de Londres, tendo já subido 5% para 15,22 libras.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de