Tech

Google já pode fazer pagamentos em Portugal

google-china-960x540_c

O registo da empresa do Google no Banco de Portugal foi feito no final de março

A Google já registou no Banco de Portugal a Google Payment Lithuania, permitindo à tecnológica norte-americana prestar serviços de pagamento em Portugal, sem que haja intervenção dos bancos, noticiou o Expresso.

Desde o final do ano passado que era sabido que o Banco Central da Lituânia tinha autorizado a Google a prestar serviços financeiros, como processar pagamentos, emitir dinheiro eletrónico e a gerir wallets digitais.

Leia ainda Visa quer aplicações de pagamento da Apple e Google em Portugal

Na época um porta-voz da Google indicou também, em declarações à agência Bloomberg, que a multinacional tinha em vista projetos na área dos serviços financeiros digitais em todo o continente europeu. O registo no Banco de Portugal ocorreu no passado dia 29 de março.

Desde 2007 que a Google, através da britânica Google Payments Limited, estava registada em Portugal como instituição de moeda eletrónica, mas agora a tecnológica pode fornecer novos serviços de pagamento, possibilitados pela diretiva europeia dos pagamentos (a PSD2), sem necessidade da mediação de um banco, embora continue a não poder realizar operações como receber depósitos ou conceder créditos.

Facebook e Amazon já têm licenças para operar estes serviços de pagamento europeus.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho (D), e o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita (E). Fotografia: MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Salário mínimo de 635 euros? Dos 617 dos patrões aos 690 euros da CGTP

concertação

Governo sobe, sem acordo, salário mínimo até 635 euros em 2020

concertação

Governo sobe, sem acordo, salário mínimo até 635 euros em 2020

Outros conteúdos GMG
Google já pode fazer pagamentos em Portugal