Turismo

Governo anuncia programa de capacitação para empresários do turismo

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo. Fotografia: Paulo Spranger/ Global Imagens
Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo. Fotografia: Paulo Spranger/ Global Imagens

Secretária de Estado do Turismo reafirma a intenção do Governo de duplicar a mão-de-obra qualificada até 2027.

O Governo vai lançar um programa de capacitação para os empresários do setor do turismo, que irá arrancar no dia 9 de outubro, em Portalegre, revelou esta quinta-feira a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Na sua intervenção na IV Cimeira do Turismo Português, a decorrer em Lisboa, a governante admitiu que duplicar a mão-de-obra qualificada até 2027 será um desafio, mas referiu: “50% dos alunos [das Escolas de Turismo de Portugal] estão em formação contínua”.

Aproveitou também a oportunidade para recordar a estratégia desenhada a 10 anos para o turismo, justificando que o sucesso do setor deve-se à “virtuosa parceria” entre o Governo e as empresas privadas.

Neste aspeto, o presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP) disse , na sua intervenção inicial, que “as pessoas são um importantíssimo ativo do turismo e primeira razão do seu sucesso”.

“Para garantir uma oferta turística diferenciadora é preciso investir em boas propostas de valor no domínio da formação, capacitar os nossos empresários e aumentar o prestígio das profissões turísticas”, declarou Francisco Calheiros.

A encerrar a sessão da manhã, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, congratulou-se pelos números do turismo. “Está a crescer muito e bem”, exclamou o governante, que destaca o crescimento ao longo de todo o ano e espalhado pelo território.

“Isso é muito importante para manter o emprego ao longo do ano, induz a um maior investimento nas pessoas, na formação e em manter a qualidade do serviço prestado”, reafirmou igualmente.

No que diz respeito ao futuro, não se pronuncia, mas salienta que o turismo em Portugal “cresceu mais em receita dos que os concorrentes do Mediterrâneo e do sul da Europa”.

A IV Cimeira do Turismo Português, organizada pela CTP, realiza-se esta quinta-feira em Lisboa, e conta com a participação de mais de 400 visitantes.

*Última atualização às 15:13

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Centeno ladeado pelos representantes dos dois maiores credores de Portugal: Pierre Moscovici (Comissão) e Klaus Regling (ESM). Fotografia: EPA/JULIEN WARNAND

Centeno usa verbas da almofada de segurança para pagar aos credores europeus

Paulo Fernandes lidera o grupo Cofina. (Carlos Manuel Martins/Global Imagens)

Foto: Arquivo

Cofina quer TVI sem remédios

Crédito: Windfloat

EDP Renováveis leva tecnologia eólica flutuante para a Ásia e investe na Coreia

Outros conteúdos GMG
Governo anuncia programa de capacitação para empresários do turismo